A Câmara Municipal do Marco de Canaveses entregou as primeiras habitações da Estratégia Local de Habitação esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, na freguesia de Soalhães.
A antiga EB1 de São Salvador foi convertida em quatro habitações familiares que foram entregues às famílias. Cristina Vieira, presidente da câmara, explicou que este foi o primeiro projeto concluído. “Conseguimos concluir três T2 e um T1, hoje fizemos a integração de três, porque a a quarta família está fora momentaneamente e irá regressar”.
A realidade destas quatro famílias passava pelo “pagamento de uma renda de 200 a 300 euros e que, segundo a aferição dos seus rendimentos, irão pagar entre 25 a 35 euros de renda. Estamos a corresponder às expetativas da população porque analisamos junto das juntas de freguesias quais eram as famílias com necessidades”.
Cristina Vieira realça que são “habitações com todas as condições de conforto, com ar condicionado, cozinhas equipadas com fogão, frigorífico e mobiliário. Para o executivo da câmara municipal este é mais um dos nossos compromissos que está a ser realizado”.
Recorde-se que a Estratégia Local de Habitação começou em 2021 com oito milhões de euros e depois passou para 16 milhões de euros. “Estamos a duplicar o investimento e, por isso, hoje é um dia importante porque é a entrega das primeiras habitações daquelas que foram as escolas que nós entendemos que já estavam devolutas, que já não eram utilizadas como equipamento de utilização coletiva e que o executivo da câmara municipal decidiu, em tempo útil, requalificar para poder servir algumas famílias que a preços mais justos podem ter direito a uma habitação condigna, confortável, que é um dos direitos consagrados na constituição da república”.
A autarca reforçou ainda que estão a caminho “mais onze escolas que vão resultar em T2 e T3. Estão também a ser construídas habitações na Rua Amália Rodrigues e na Quinta de Outeiro”.
Trabalho realizado em conjunto com a jornalista Ana Magalhães.