A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) atribuiu ao município do Marco de Canaveses o “Selo de Município Amigo da Juventude”, que reconhece o comprometimento com os jovens e as suas organizações para a implementação de políticas de Juventude.

Através das redes sociais, o município afirma estar “comprometido com a implementação de políticas a pensar nos nossos jovens, nomeadamente com o Conselho Municipal da Juventude”, apoiando o associativismo juvenil, através do Orçamento Participativo Jovem e a realização do Festival da Juventude de Montedeiras, retomado em 2023.

Para o vereador com o Pelouro da Juventude, Pedro Pinto, a distinção é o “reconhecimento do bom trabalho” que o município “tem desenvolvido” e que pretende “continuar a desenvolver, sempre a pensar no melhor para os nossos jovens”.

O município do Marco de Canaveses integra ainda a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, que tem como objetivo “a partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas da juventude”.

Nesse sentido, o município assume o “compromisso de implementar e impulsionar políticas que vão ao encontro dos interesses dos jovens do concelho, assumindo ainda as políticas juvenis como uma das prioridades municipais”, concluiu.