logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município do Marco de Canaveses cria Gabinete de Apoio ao Cuidador

Redação

Na última reunião pública da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, que aconteceu no dia 26 de maio, foi aprovado o projeto piloto 'Cuidar Marcoense'.

Este projeto, que engloba e organiza respostas especializadas dirigidas aos cuidadores informais como formação, apoio psicológico, aconselhamento, informação e atividades culturais, de saúde e bem-estar, contará com a criação de um Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, sediado no Edifício Marco Fórum XXI, e uma linha telefónica, exclusivamente dedicada ao cuidador. 

De acordo com Clara Marques, vereadora com os pelouros da Ação Social e da Saúde, "os cuidadores informais estão sujeitos a uma enorme sobrecarga física e psicológica. Quem cuida muitas vezes abdica de si em prol dos outros, ou do outro, pelo que é importante o seu reconhecimento efetivo, tendo em conta a importância do seu papel a quem cuida, a quem garante o bem-estar e a qualidade da vida aos mais vulneráveis e mais frágeis", referiu.

Segundo a autarca, as pessoas, "a quem for reconhecido o estatuto de cuidador informal, tem direito a medidas de diversa natureza, que a câmara municipal disponibilizará, como apoio psicossocial de profissionais com formação na área, visitas ao Museu Carmen Miranda, participação em concertos musicais, sessões de cinema, teatro e outros, sempre no sentido de aliviar a pressão de quem, quase nunca, tem tempo para si".

Recorde-se que são considerados cuidadores informais todos os cidadãos que prestem cuidados regulares ou permanentes a outros que se encontram numa situação de dependência. O seu reconhecimento é assegurado pelo Instituto da Segurança Social.