logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município do Marco de Canaveses "condena" ato de vandalismo contra património natural

Redação

Três árvores plátanos, de propriedade pública, localizadas na Avenida Futebol Clube do Porto, foram alvo de "danos deliberados". A informação foi divulgada pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

De acordo com a autarquia, os atos de vandalismo foram detetados pelos Serviços Municipais. "Os sinais evidentes de seca e queda das folhas, que são anormais para árvores saudáveis e perfeitamente adaptadas, levaram a uma análise mais detalhada por parte dos serviços técnicos, que permitiram constatar que os troncos das árvores apresentavam uma série de orifícios realizados de forma intencional e em diferentes locais", pode ler-se na publicação das redes sociais.

Face à situação, o município garante que "este tipo de atos de vandalismo podem levar à morte das árvores e é inaceitável que ações tão destrutivas e irresponsáveis sejam cometidas contra o património natural de nossa cidade".

Desta forma, os serviços técnicos comprometem-se a "acompanhar a evolução das árvores nos próximos dias e, caso não haja uma evolução favorável, será inevitável promover seu abate, com a participação das entidades competentes".

No final do comunicado, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses refere que "condena qualquer ato de vandalismo e tomará as medidas necessárias para identificar e responsabilizar os respetivos autores, apelando a que a comunidade se una para censurar e impedir estes comportamentos".