logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município de Valongo atribuiu 127 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

Redação

A Câmara Municipal de Valongo atribuiu 127 bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior, no valor total de 95.250 euros. O ato público da entrega das bolsas aconteceu no dia 31 de julho, no Auditório Dr. António Macedo. 

Esta medida pretende "incentivar a formação de quadros técnicos superiores, residentes no concelho de Valongo, melhorando dessa forma o tecido humano e económico do território, contribuindo simultaneamente para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social e cultural. Este investimento resulta, assim, da importância dada à implementação de políticas educativas que promovam uma efetiva igualdade de oportunidades e de resultados, que se traduz na aposta da qualificação enquanto meio privilegiado para a promoção da coesão social", foi explicado, em comunicado.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, afirmou que "este é um apoio complementar para as famílias que ficam excluídas dos apoios sociais. É um estímulo para que invistam nos estudos e na formação, que dá mais probabilidades de agarrar as oportunidades e descobrir mundo".

Segundo a autarquia, no ano letivo 2022/2023, o apoio foi alargado a todas as famílias elegíveis tendo em consideração a alteração das circunstâncias, nomeadamente o aumento do custo de vida provocado pela inflação, pela especulação do mercado imobiliário e pela instabilidade geopolítica. 

O Município de Valongo atribui Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior, desde 2016. Podem candidatar-se à Bolsa de Estudo do Município de Valongo as pessoas que reúnam cumulativamente as seguintes condições: ter idade igual ou inferior a 30 anos; residir no concelho de Valongo há mais de dois anos; estar matriculado/a no Ensino Superior, em território nacional; apresentar sucesso académico, conforme comprovado pela instituição de ensino superior (exceto por motivo de doença prolongada ou outra situação considerada especialmente grave, desde que comprovada e participada aquando da candidatura); a frequentar a primeira licenciatura ou mestrado, com vista à obtenção de um daqueles graus; não beneficiar de outras bolsas inerentes à frequência do ensino superior, atribuídas por motivos de carência económica; ser leitor/a registado/a nas bibliotecas municipais de Valongo; estar registado/a nesta plataforma.

A atribuição de bolsa de estudo é feita através de um concurso anual (que habitualmente decorre nos meses de janeiro/fevereiro) em datas a definir pela Câmara Municipal de Valongo. A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, de valor a decidir anualmente e de atribuição única. No ano letivo 2022/2023, a bolsa teve o valor de 750€.