O município de Resende celebrou o 48.º aniversário do Dia da Liberdade nos dias 23, 24 e 25 de abril com atividades dirigidas a vários públicos.

As comemorações iniciaram-se no sábado, dia 23 de abril, com o concerto “(Re)viver Abril”, que reuniu as vozes de Paula Ferreira e Paulo Almeida, acompanhados pelos professores da Academia de Música do Município de Resende, contando também com declamações de textos da autoria de Ana Maria Pinto, pela voz da própria.

Foto: Município de Resende

No domingo, dia 24, as cerimónias foram dirigidas aos mais novos, com a apresentação do teatro de fantoches “A Flor de Abril”, uma encenação adaptada do texto de Pedro Olavo Simões, que conta a história da revolução. De seguida, foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Desenho “Como vês a Liberdade”, um desafio lançado pelo município aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Resende, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente, Centro Escolar de Resende; São Cipriano e São Martinho de Mouros. A tarde terminou com animação infantil que englobou pinturas faciais, modelagem de balões e atelier de expressão plástica, informa um comunicado da autarquia.

Foto: Município de Resende

Já no feriado, dia 25, as comemorações iniciaram-se com o desfile dos Bombeiros Voluntários de Resende e da Banda “A Velha de S. Cipriano. Após a Guarda d’Honra da Associação Humanitária seguiu-se o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, tocado pela banda presente e interpretado por Paula Ferreira. Seguiu-se uma atuação do grupo musical no Largo da Feira.

Foto: Município de Resende

Pelas 11h15, decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comemoração Solene do 48.º Aniversário do 25 de Abril, que se iniciou com o Hino do Poder Local, pela Banda “A Velha de São Cipriano” e voz de Paulo Resende, seguindo-se a apresentação da peça “Maria e Sophia: Confidências e Desabafos”, representada pela Oficina de Teatro Eç’ Agora. Seguiram-se as intervenções de Rosana Teixeira, em representação do PPD/PSD na Assembleia Municipal, Joaquim Alves, em representação do PS, na Assembleia Municipal, a vereadora com o Pelouro da Educação, Animação e Cultura, Carla Costa, pela Câmara Municipal, e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado.

Foto: Município de Resende

No final da sessão solene foi servido um Porto d’ Honra com cavacas a todos os presentes.

Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende