saude oral penafiel ipss 1
Publicidade

No Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de março, o município de Penafiel implementou um projeto “inovador de rastreio de saúde oral sénior” e pretende até maio, em parceria com os serviços e estudantes da CESPU, realizar cerca de 1000 rastreios e saúde oral aos utentes das IPSS’s do concelho.

Neste sentido, em seis meses há uma previsão de que cerca de 1000 utentes das IPSS’s do concelho possam usufruir de um rastreio oral gratuito e, consequentemente, de tratamentos dentários. Neste projeto inserem-se os cidadãos “com idade igual ou superior a 65 anos, que constituem o principal grupo de risco do cancro oral, que será também a base destes rastreios, cujo objetivo é identificar as necessidades de tratamento dentário dos utentes, para, numa segunda fase, se iniciarem os respetivos tratamentos”, explica o município de Penafiel em nota de imprensa.

saude oral penafiel ipss 1
Foto: Município de Penafiel

Durante este processo será ainda utilizada a tecnologia “Blue Stain” que permite “recolher e analisar as células do corpo humano de forma rápida, não invasiva e indolor”. Segundo nota de imprensa da autarquia, este dispositivo consiste num “kit de diagnóstico de cancro (oral, em particular), que possibilita a recolha e análise imediata de células do corpo humano“.

Os responsáveis pelo projeto, Fernando Ferreira e Paula Melo, são docentes e investigadores na CESPU e apresentam “uma solução inovadora para diagnosticar precocemente as patologias da cavidade oral, algo que não existia até ao momento. A sua importância aumenta por o exame e o próprio resultado se efetuarem no tempo de uma consulta, a chamada “solução ‘point of care‘”. O “Blue Stain” não tem qualquer implicação logística, o que representa uma redução dos custos para hospitais e clínicas médicas”.

saude oral penafiel ipss 2
Foto: Município de Penafiel

Para a vereadora com o pelouro da Saúde e da Inclusão Social, Daniela Oliveira, a câmara municipal “atenta a assegurar os cuidados de saúde oral dos seus idosos e pretende dar continuidade aos rastreios com um caráter mais inovador”. Neste âmbito, encontra-se a realizar “o rastreio de cancro oral sénior nas várias respostas sociais (ERPI, Centros de Dia e de Convívio) do concelho, indo ao encontro dos mesmos nas instalações das respetivas Instituições. Para o efeito, mobilizamos uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, dotados de equipamento e material dentário. Para implementar este projeto no terreno, contamos com a preciosa colaboração dos serviços da CESPU Diagnóstico, os grandes mentores desta solução inovadora e que tão importante vai ser para a saúde oral dos nossos idosos.”

De recordar que, o projeto “Blue Stain”, desenvolvido pela Startup TargeTalent, foi o grande vencedor do 1.º Prémio do concurso de empreendedorismo Acredita Portugal 2015, na categoria de Alta Tecnologia. A TargeTalent foi criada pelos docentes da CESPU e dedica-se ao desenvolvimento de testes de diagnóstico que utilizam as células como meio biológico.

Recorde-se que o Dia Mundial da Saúde Oral assinala-se a 20 de Março e pretende sensibilizar a população acerca da importância da saúde oral. Segundo dados do último Eurobarómetro em Saúde Oral, de 2022, cerca de 31,5% dos portugueses nunca visita o médico dentista ou apenas o faz em caso de urgência, sendo algumas das razões invocadas a falta de informação sobre a necessidade de o fazer e as dificuldades financeiras.