No dia em que a Câmara Municipal de Penafiel promoveu a habitual cerimónia de receção aos professores e educadores dos estabelecimentos de ensino do concelho, foram assinados os protocolos de autonomia financeira e o acordo de cooperação no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
Na cerimónia foram assinados os protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escolas, assim como o acordo de cooperação, no âmbito do PIPSE. Em parceira com os agrupamentos de escolas e a Escola Secundária de Penafiel, o município “pretende lançar, entre outros projetos, um projeto inovador na área da saúde emocional para crianças”, revela em comunicado.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e o vereador com o Pelouro da Educação, Rodrigo Lopes, destacaram “o trabalho importante e com resultados positivos que tem vindo a ser desenvolvido na área da educação”, reforçando a “continuidade dos apoios à comunidade escolar no próximo ano letivo 2023/2024”.


A autarquia vai continuar a apoiar os alunos beneficiários das medidas de ação social escolar nas refeições escolares, nos transportes escolares e na aquisição de material escolar. O serviço de refeições às crianças/alunos de todos os jardins de infância e escolas do 1.º CEB da rede pública vão manter-se no presente ano letivo. Também o programa fruta escolar continuará a chegar a todas as escolas e jardins-de-infância da rede pública concelhia.
Para além disso, a autarquia assegura o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residam a mais de dois quilómetros da escola e atribui anualmente oito bolsas de estudo a alunos do ensino superior com possibilidade de renovação até ao final do curso.
