logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município de Penafiel inaugurou Pavilhão Desportivo de Paço de Sousa e sede de Dadores de Sangue

Redação

O município de Penafiel inaugurou o Pavilhão Desportivo de Paço de Sousa e a nova sede da Associação de Dadores de Sangue do Vale de Sousa este domingo, dia 11 de junho.

O equipamento pretende "casar" a saúde e o desporto e proporcionar à população penafidelense e à vila de Paço de Sousa facilidade de acesso à atividade física.

Foto: Jornal A VERDADE

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu-se às inaugurações como uma "dupla aposta na saúde". O autarca considera que "o desporto é interpretado não apenas como lazer e entretenimento, mas como uma forma de promoção da saúde e da qualidade de vida".

Neste sentido, o investimento, de mais de um milhão e 300 mil euros, no pavilhão gimnodesportivo é "o concluir de um ciclo de investimentos em equipamento desportivos. Ficamos agora com uma rede de pavilhões desportivos que dá cobertura a todo o nosso concelho de Penafiel".

Foto: Jornal A VERDADE

A par desta inauguração, foi também criada a sede de uma associação "emblemática". Perante as novas instalações, a Associação de Dadores de Sangue do Vale de Sousa vai conseguir "desenvolver mais a sua atividade de promoção de dádivas de sangue, organizando as colheitas no pavilhão".

Antonino de Sousa reitera que se "os concidadãos se disponibilizarem para praticar desporto através das instituições que existem então vale a pena o esforço que estamos a fazer. Um dos objetivos principais é evitar as doenças do que depois ter que as tratar".

Foto: Jornal A VERDADE

O presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, Adelino Sousa, referiu que "este pavilhão está prometido à nossa vila há mais de 40 anos e, como tal, hoje fez-se justiça porque Paço de Sousa merece isto e muito mais".

"Melhor do que isto era impossível", são as palavras que utiliza para descrever as novas instalações da sede de dadores de sangue. "A nova sede da associações juntou o útil ao agradável. Eles estavam nas instalações da junta de freguesia o que era mau para eles e mau para nós porque eles precisavam de mais espaço e nós também". Desta forma, será possível reunir melhores condições no pavilhão para "ajudar na doação", terminou.

Foto: Jornal A VERDADE

Amadeu Fonseca, presidente da Associação de Dadores do Sangue do Vale de Sousa, mostrou-se satisfeito pelo terminar das obras e por terem a situação "finalmente" resolvida. Durante a ocasião, o presidente realçou que para além da doação de sangue "nós colaboramos com as pessoas de Paço de Sousa, emprestamos, por exemplo, camas articuladas e cadeiras de rodas". Desta forma, o presidente agradeceu "do fundo de coração" a uma pessoa que tem sido "incansável na situação das cadeiras de rodas que é o senhor presidente Adelino Sousa".

Pedro Santana Cepeda, vice-presidente da câmara, destacou ainda que "a infraestrutura está no local certo" porque cria "uma centralidade desportiva", acrescentando que este "é um belo casamento que casa a saúde e o desporto".

Foto: Jornal A VERDADE

A vila de Paço de Sousa está prestes a assinalar o seu 32.º aniversário de elevação a vila e, por isso, os autarcas consideram que esta "é a melhor forma" de as iniciar.

O novo equipamento desportivo fica situado junto às Piscinas Municipais da freguesia de Paço de Sousa. Por sua vez, a nova sede da Associação de Dadores de Sangue do Vale de Sousa fica a funcionar no terreno situado na parte traseira do Pavilhão.

A cerimónia contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, assim como do presidente de Junta de Paço de Sousa e seu executivo. O momento foi testemunhado, ainda, por centenas de pessoas.

Foto: Jornal A VERDADE

FotoS: Jornal A VERDADE

Fotos: Município de Penafiel