O município de Paredes vai estar representado no stando da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022 (BTL), que se realiza de 16 a 20 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, destaca a “estratégia do município para atrair mais visitantes ao território que passa por apresentar uma identidade própria, mostrar as nossas potencialidades, tradições e divulgar os principais eventos que nos ajudam a dinamizar o concelho”.

Nos cinco dias da Bolsa de Turismo de Lisboa, Paredes vai realizar várias sessões de divulgação e ações de promoção gastronómicas e culturais. No dia 16 de março, pelas 14h30, os visitantes terão a oportunidade de ver dois artesãos a trabalhar na arte da madeira e uma performance das mulheres móveis. Nesta ação será, ainda, lançado o Festival de Artes em Madeira de Paredes que visa “homenagear e enaltecer o trabalho dos Mestres de Paredes que marcaram a identidade do concelho, principal produtor e exportador de mobiliário português”.

No dia 17 de março, pelas 11h30, o stand do município conta com a ação “O tremoço à mesa”. Foram convidados restaurantes locais a desenvolver menus com esta iguaria. A ação está a cargo do restaurante Cozinha do Românico num espaço de show cooking.

Por último, no dia 19 de março, pelas 15h00, Paredes apresenta um concerto falado pela atriz Ângela Marques e pelo músico Aires Montenegro sobre a lenda “A Senhora do Salto”. A acompanhar este momento teremos um construtor de Nyckelharpa de Paredes a fazer uma demonstração da sua arte.  

Das atrações do Concelho de Paredes na BTL consta também uma exposição de mobiliário, uma escultura do artista Carlos Ferreira e uma Nyckelharpa.