No dia do Feriado Municipal, a Câmara Municipal de Paredes homenageou diversas personalidades do concelho de diferentes categorias. As Medalhas de Ouro foram entregues esta segunda-feira, dia 16 de julho, na Casa da Cultura.
A sessão solene comemorativa do feriado municipal, iniciou-se com um momento musical, seguiram-se as palavras do presidente da autarquia Alexandre Almeida e, posteriormente a atribuição das Medalhas de Ouro do Município. Este ano, a lista dos distinguidos com a Medalha de Ouro contemplou, na área da cultura, os 12 grupos folclóricos do concelho: Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães, Rancho Regional de Paredes, Grupo Folclórico de Cête, Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo, Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima – Gandra, Grupo de Danças e Cantares de Lordelo – "Os Expansivos", Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras – Lordelo, Rancho Folclórico "Os Marceneiros de Rebordosa", Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa e o Rancho Regional e Juvenil da Senhora da Hora de Vilela.

No Desporto, a distinção foi entregue a Rodrigo Ribeiro e Bernardo Sousa. Na área da Educação a Medalha de Ouro foi entregue à Escola Secundária de Paredes que este ano comemora 50 anos. O Município prestou também homenagem às empresas: Litocartão e Móveis Fialho.
Por último, na categoria de profissões, a autarquia reconheceu e enalteceu o trabalho de todos os profissionais da área da indústria têxtil, um dos setores que mais pessoas emprega no Concelho de Paredes, na pessoa de Maria Glória Rocha Alves Silva.
Em declarações aos jornalistas, Alexandre Almeida enalteceu "um dos dia mais aguardados" enquanto presidente de câmara. "O concelho é feito por pessoas e se pusermos ao de cima aquelas que mais têm feito pelo desenvolvimento do concelho e que servem para nós de exemplo faz todo o sentido", afirmou no final da cerimónia.

Por isso, a cerimónia constituiu-se uma "oportunidade de distinguir os grupos folclóricos" e Alexandre Almeida revelou que autarquia tem em mãos "um projeto financiado em que juntamos todos os grupos e estamos a tentar organizá-los e dar-lhe um bocadinho mais de profissionalismo dentro do amadorismo que lhes é reconhecido. Estamos, também, prestes a ter um auditório e entendemos que esses são os agentes que lhe vão dar vida. Portanto, fazia sentido esta homenagem", frisou.
Na homenagem desportiva, destaque para a "figura incontornável", Rodrigo Ribeiro, "que é responsável por termos o shakedown e já termos um troço no rali de Portugal. Quem sabe se para o ano, e estamos a trabalhar nesse sentido, podem passar a ser dois". O ciclista Bernardo Sousa foi também distinguido, aquele que, no futuro, dará nome a um Grande Prémio. "É um campeão nacional e com muitos anos de ciclismo e que ainda hoje continua a ter um aloja de bicicletas mesmo no centro de Paredes".

Ao nível da educação foi distinguida a Escola Secundária de Paredes, "a escola na qual me orgulho de ter sido estudante. É uma escola de referência, muito rigor e sempre aberta às nossas iniciativas. Na área empresarial, uma vez mais, tínhamos de prestar a nossa homenagem. E, depois de termos homenageado outras profissões de destaque em paredes, quisemos fazê-lo com uma costureira, porque há muitas mulheres e homens empregues nesta indústria", referiu ainda o autarca.
A cerimónia terminou com um momento musical e uma fotografia de família, reunindo o executivo municipal e os homenageados.