A Câmara Municipal de Paredes lançou uma campanha de promoção de limpeza dos terrenos, de forma a alertar a população para fazê-lo até dia 30 de abril, sob o mote “Limpe os terrenos, previna incêndios e evite coimas”.

Os moradores e empresas que atuem em zonas florestais “devem respeitar a limpeza dos terrenos à volta das habitações, estradas, fábricas e linhas de energia, como consta no Programa Nacional de Ação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais”, informa um comunicado da autarquia.

Entre 1 e 31 de maio de 2022, a Proteção Civil Municipal irá proceder a ações de fiscalização e, em caso de incumprimento, as coimas a aplicar variam entre 140 e os 5.000 euros para pessoa singular e entre 1.500 e 60.000 euros para pessoa coletiva.

As freguesias prioritárias do concelho de Paredes, por terem uma maior área florestal e, consequentemente, um maior risco de incêndio, são Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.

Esta ação de sensibilização está a ser implementada após a publicação do Despacho nº 3369/2022, no Diário da República, no âmbito das medidas contra incêndios rurais”, completa o documento.