Foi debaixo de chuva que a iluminação de Natal de Paços de Ferreira foi inaugurada na noite de quinta-feira, 8 de dezembro, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. 

Pouco depois das 18h00, as luzes da árvore de Natal foram ligadas por Paulo Ferreira, vice presidente do município, Maria do Carmo Pacheco, em representação da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, e Filipa Belo, em representação da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).

A iluminação faz parte das tradições do município, numa das épocas “mais especiais” e em que “as pessoas estão mais em família”, afirmou Paulo Ferreira que destacou o “cuidado” da autarquia no seguimento da crise energética vivida atualmente. “Ligamos a iluminação uma semana mais tarde e vai ser desligada todos os dias por volta da meia noite. Até aos reis, a iluminação de Natal estará ligada todos os dias. Quisemos assinalar esta época tão especial com este momento, que é importante não só para as pessoas que moram cá, que nos visitam, mas também para o nosso comércio local”, explicou.

Foi esse o ponto destacado por Filipa Belo, em representação da AEPF. “A iluminação é importante para trazer as pessoas para o comércio local. Torna a cidade mais acolhedora e convidativa para andarmos nas ruas. Beneficia todos, porque conseguimos andar mais felizes. Deixo o convite a todas as pessoas, para virem fazer as suas compras de Natal”, disse.

Após a inauguração da iluminação Maria do Carmo Pacheco, em representação da Junta Freguesia de Paços de Ferreira referiu que a tradição “é uma mais valia, não só para as pessoas que habitam, mas também para quem nos visita. Desejo um santo Natal e que tenhamos um próximo ano melhor do que este”.

Para além da iluminação de natal, a programação segue com atividades dirigidas ao público em geral e em especial para os mais novos.