igreja marco
Publicidade

Este domingo, dia 19 de março, o município de Marco de Canaveses, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Fornos e a Junta de Freguesia do Marco inauguraram as obras de requalificação da Igreja de Santa Maria e Obra do Remate Poente do Complexo Paroquial. A cerimónia contou com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, adiantou que o município teve “uma reunião com a Faculdade de Arquitetura do Porto, que está a reunir com os municípios que têm património que o próprio Siza Vieira escolheu para serem um potencial património da Unesco”. Assim, esta foi uma das igrejas escolhidas pelo próprio arquiteto.

Neste sentido, a autarquia realizou as obras de requalificação também com o objetivo de contribuir para que essa candidatura “possa ter ainda mais êxito através da manutenção deste espaço”. A empreitada contou com o apoio do FEDER de 1,2 milhões de euros e da câmara no valor de 102 mil euros. Para além disso, a autarquia também contribui com apoio logístico e de fiscalização, já a Junta de Freguesia do Marco prestou também um apoio financeiro.

Para além desta obra, o espaço de requalificação foi também uma “preocupação. Tivemos a oportunidade de inaugurar a obra do remate poente desta área, que se tornou numa rua circulável por automóvel num sentido. Foi possível resolver um problema de trânsito no centro da cidade, onde temos a escola secundária, a EB1, o equipamento de apoio a crianças, a estrutura residencial da Santa Casa da Misericórdia e o Bairro dos Morteirados”.

O presidente da Junta de freguesia do Marco, Eduardo Celso Santana, referiu que estas inaugurações são “muito importantes. Há anos que esperamos pelas obras de requalificação deste edifício que é um ícone da freguesia do Marco e do concelho de Marco de Canaveses”.

Acrescentando que “finalmente conseguimos, houve uma primeira tentativa de concorrer a verbas de fundos comunitários que não foi possível por questões burocráticas, mais tarde conseguimos, em conjunto com a câmara municipal e com a colaboração da junta de freguesia e da comissão fabriqueira da Igreja“. Reiterando que “veio em boa hora. Temos aquilo que o Marco precisa, necessita e merece, uma obra no estado em que estava não dignificava nada quem nos visitava“.

Em declarações ao Jornal A VERDADE refere ainda que após estas requalificações a expetativa é “grande. Temos a certeza de que perante o passado, o futuro será ainda melhor. Não temos dúvidas disso, temos outras condições, podemos ficar mais satisfeitos da forma como vamos receber as pessoas porque olham para este grande edifício e vêm que há interesse em preservar”. Terminando por afirmar que “não pudemos dizer que é uma despesa, mas sim um investimento que a curto prazo vai trazer para Marco de Canaveses mais pessoas e ajudar a desenvolver a economia local”.

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, deixou umas palavras de agradecimento, relembrando a importância deste monumento: “Recordo que esta obra notável eleva o nome de Marco de Canaveses e que o torna soante em todo o território. Muitas pessoas conhecem o nome da cidade de Marco de Canaveses através da Igreja de Santa Maria”. Complementando que esta inauguração contribui para que “o concelho cresça de uma forma sustentada.