A Câmara Municipal do Marco de Canaveses anunciou que vai continuar a investir “na melhoria da qualidade do ensino no concelho através da equipa multidisciplinar de apoio do projeto #sucessoescolar”.

Esta equipa, constituída por seis técnicas com formação em Serviço Social, Psicologia, Terapia da Fala e Nutrição, atua de forma a complementar o trabalho já desenvolvido pelos professores de forma a contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzindo o abandono precoce e combatendo o insucesso desde o pré-escolar aos ensinos básico e secundário.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses destacou que a “a equipa multidisciplinar de apoio do projeto #sucessoescolar entrou em funções no Marco de Canaveses ano letivo 2018/2019 e dada a excelente articulação com a comunidade escolar e os resultados positivos, o Município tem feito um esforço para a manter em funções ano após ano. Agora achamos ainda mais importante este investimento no sentido de acelerar a superação dos défices de aprendizagem e atrasos no acompanhamento das atividades letivas provocadas pela pandemia”.

Em 2020/2021, esta equipa multidisciplinar avaliou e acompanhou um total de 350 crianças, maioritariamente a frequentar a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico, nas diversas valências técnicas  e  contribui para a implementação de algumas práticas inovadoras inseridas na Estratégia Marco – Cidade Educadora, designadamente: Oficinas de Cinema de Animação; Conversa de pais; Oficinas Experimenta!; Oficinas de Formação Teatral; Implementação da Ementa Municipal; Implementação do Projeto PROMEHS- Promover a Saúde Mental nas Escolas; Implementação do Projeto “Hora de Ser”; Promoção da utilização das Salas de Futuro; Promoção do Ensino da Robótica; Promoção do Ensino da Canoagem.

O investimento do município nesta medida, para este ano letivo, é de cerca de 125 mil euros, financiados em 85% pelo Norte 2020 através do Fundo Social Europeu.