A Câmara Municipal de Marco de Canaveses anunciou que manifestou, junto das autoridades competentes, disponibilidade para receber, acolher e integrar cidadãos  ucranianos.

De acordo com a autarquia, esta ação contempla a articulação com a Autoridade Nacional de Emergência  e Protecão Civil (ANEPC), através do já ativado Mecanismo de Proteção Civil Europeu no apoio aos refugiados.

“Este apoio acontecerá, sob coordenação  do Serviço  Municipal de Proteção Civil, com o apoio dos vários  parceiros da sociedade civil que já manifestaram  intenção nesta parceria”, foi explicado em comunicado. 

Nesta sequência, o Município disponibilizará apoio no acesso à habitação e apoio na integração das famílias nos vários domínios, nomeadamente na área da educação e saúde. 

A autarquia informou ainda que está também disponível para, “em estreita colaboração com a sociedade civil, juntas de freguesia e IPSS’s e entidades governamentais, colaborar na ajuda humanitária, nomeadamente em projetos que visem ajudar o povo ucraniano”