O município de Marco de Canaveses anunciou esta quinta-feira, dia 31 de março, que disponibiliza habitação a pessoas deslocadas da Ucrânia a quem tenha sido concedida proteção temporária, independentemente da condição financeira, no âmbito do programa “Porta de Entrada”.

De acordo com um comunicado da autarquia, quem tiver alojamento disponível pode informar a câmara municipal, através do preenchimento deste formulário online.

O apoio financeiro para alojamento é concretizado através da concessão aos beneficiários de uma comparticipação destinada a suportar os encargos relativos a: Alojamento em empreendimentos turísticos ou arrendamento de uma habitação.

O apoio é concedido por um prazo de até 18 meses, podendo ser prorrogado até ao máximo de 30 meses. O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) transfere os apoios para cada um dos agregados ou diretamente para a conta bancária da entidade com quem é contratualizado o alojamento e “o apoio financeiro pode sempre ser disponibilizado antecipadamente nos casos em que viabilidade da solução habitacional ou de alojamento disso dependa”.

Pode saber mais informações sobre o programa aqui e sobre a comparticipação da despesa aqui.