O Balcão Único do Prédio – BUPi é o novo serviço do município de Marco de Canaveses que permite aos marcoenses identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade e marcação dos limites de cada propriedade.

Os marcoenses que pretenderem fazer o registo dos seus prédios devem fazer um agendamento prévio, presencialmente ou através dos contactos disponíveis, telefónico 255 538 800 ou via e-mail [email protected]. Devem fazer acompanhar-se do respetivo Cartão de Cidadão e da caderneta predial com o número das matrizes, informa um comunicado da autarquia.

A criação do novo serviço implicou a assinatura de um acordo de colaboração com o Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. e com a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, por parte do município de Marco de Canaveses. Através deste acordo, o município comprometeu-se a disponibilizar balcões de atendimento e identificar os seus técnicos capacitados a garantir a realização de operações e procedimentos inerentes ao serviço.

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada disponibiliza ao município o regular funcionamento da plataforma BUPi e oferece formação e apoio aos técnicos responsáveis pelo serviço. Ao Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. cabe colaborar com esta estrutura no âmbito do desenvolvimento do sistema de informação cadastral simplificada e do BUPi e a prestação de apoio aos técnicos.

Este serviço está instalado nos Serviços Técnicos do Município, nas Oficinas da Câmara Municipal.

Texto redigido com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.