O Município de Marco de Canaveses celebrou 170 anos da fundação do concelho com o Hastear de Bandeiras no Paços do Concelho, esta quinta-feira, dia 31 de março.

Cumprem-se, esta quinta-feira, 170 anos da fundação do concelho de Marco de Canaveses, “uma data comemorativa que o município não podia deixar passar”, sublinha a presidente da Câmara Municipal Cristina Vieira.

O concelho foi fundado a 31 de março de 1852, por decreto da Raínha D.ª Maria II e nomeado primeiro administrador Adriano José Carvalho e Melo. Hoje, o concelho está dividido em 16 freguesias.

Como forma de homenagem ao fundador do concelho, após o Hastear das Bandeiras, o município dirigiu-se ao Jardim Municipal para a deposição de uma coroa de flores. “Este é um momento de olhar para a nossa história, de como começou o concelho e, sobretudo, dignificar a história do Marco de Canaveses”, salienta Cristina Vieira. 

Para assinalar o momento estiveram presidentes das Juntas de Freguesia, bem como instituições representativas do concelho.

No final desta cerimónia, iniciou-se a conferência “Marco: Renovação a Partir da Cultura”, com António Ponte.