aniversario policia municipal marco de canaveses 1
Publicidade

A Polícia Municipal de Marco de Canaveses assinala esta quinta-feira, dia 23 de março, o 20.º Aniversário, tendo decorrido, nos Paços do Concelho, uma cerimónia comemorativa, que iniciou com o hastear das bandeiras, seguindo-se a sessão solene. 

Nesta iniciativa foram impostas as divisas aos membros que compõem o corpo da Polícia Municipal, tendo ainda sido entregue o novo armamento desta força de intervenção. Após a sessão solene, teve lugar uma apresentação da ação “A Polícia Municipal vai à Escola” que teve lugar no Museu Municipal Carmen Miranda.

aniversario policia municipal marco de canaveses 2

Em declarações à imprensa, a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destacou a importância de assinalar o 20.º aniversário da Polícia Municipal, que se dedica à “salvaguarda de pessoas e bens” que “andam na rua e dão a cara pelo município”, além “das competências administrativas e de apoio a outros serviços”.

A autarca referiu que o objetivo foi “reconhecer aquilo que são as suas competências, a sua atividade e também a história desta Polícia Municipal. É hoje uma força de segurança melhor preparada, não só de meios logísticos, mas também de equipamento de apoio”, recordando o “reforço que foi feito com a integração de dois novos agentes, que iniciaram atividade em 2021. É um reforço que veio colmatar algumas falhas”.

aniversario policia municipal marco de canaveses 6

No entanto, e na intervenção do comandante, foi solicitada a abertura concursal para novos membros. “Os lugares estão vagos no quadro, já foram previstos e, por isso, havemos de ter a oportunidade de reforçar ainda mais o quadro da Polícia Municipal”, sublinhou.

Esta Polícia Municipal é uma força de segurança “próxima dos cidadão e acho que a comunidade marcoense reconhece que eles próprios estão mais próximos desta polícia municipal. O facto de termos jovens qualificados, de termos uma equipa de jovens da terra, que conhecem o território, que conhecem as pessoas, as suas expectativas e as suas necessidades, faz deles também algo diferente na sua atividade profissional, são pessoas muito mais próximas da comunidade e acho que isso também é importante”.

aniversario policia municipal marco de canaveses 4

Desta proximidade destaca-se a atividade “A Polícia Municipal vai à Escola” que pretende “trazer para junto de nós aqueles que são os futuros agentes de segurança que são as nossas crianças. Tudo o que a Polícia Municipal, a Proteção Civil, possa fazer junto da comunidade educativa, acho que o deve fazer e temo-lo feito, temos 28 estabelecimentos escolares. Acho que é importante, não só o reconhecimento que a Comunidade Educativa faz desta força de segurança, mas sobretudo a capacidade que estes agentes têm de transmitir uma mensagem às nossas crianças e de ajudar, até, na sua formação cívica, como agentes de segurança num futuro próximo “.

Por sua vez, Júlio Coelho, comandante da Polícia Municipal de Marco de Canaveses, afirmou que esta cerimónia é uma forma de ver reconhecido o trabalho desenvolvido. “Para nós é, de facto, uma alegria, ver-nos reconhecido todo esse trabalho que temos vindo a fazer. Sei que no início foi difícil, as pessoas tinham as suas reticências em ver uma nova força no terreno, mas ao longo destes anos conseguimos cimentar a nossa posição e já somos vistos com outros olhos. Estamos mais próximos das pessoas é sempre esse o nosso objetivo”, disse.

aniversario policia municipal marco de canaveses 5

Sobre o pedido de novos reforços, o comandante afirmou ser “uma necessidade. Como referi, na minha intervenção, a massa humana é sempre importante neste tipo de serviços de contacto direto com o público. Compreendo e por isso é que agradeci à senhora presidente o facto de ter aberto o procedimento concursal para dois novos agentes e lancei o repto de completar o quadro. Quanto mais gente tivermos, melhor poderemos desempenhar as funções. A nossa área de atuação é muito grande e o nível das competências, são muito vastas. Se tivermos mais gente será um dos elementos que nos ajudará a cumprir mais e melhor, tornando-nos mais eficazes e eficientes”, concluiu.