unidade de saude de caide rei
Publicidade

O município de Lousada pretende criar uma Unidade de Cuidados de Saúde (USF) em Caíde de Rei e receber novos médicos para dar resposta às necessidades da população. No início do ano, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, e o vereador com o pelouro da Saúde, Nelson Oliveira, reuniram na ARS Norte, juntamente com o Diretor do ACeS, para reiterar a necessidade da criação da USF em Caíde de Rei para que os cuidados de saúde estabilizem junto dos utentes através de um corpo clínico “duradouro“.

O ACES Vale do Sousa Norte garantiu a colocação de novos médicos no Centro de Saúde de Caíde de Rei. A autarquia refere igualmente, em nota de imprensa, que “a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizado (UCSP) de Caíde de Rei vai receber, durante este mês [fevereiro], novos médicos para dar resposta às necessidades da população”.

De acordo com o Diretor Executivo do ACeS – Tâmega e Sousa III, Hugo Lopes, “a colocação destes novos profissionais vai permitir a concretização dos importantes projetos de futuro para os Cuidados de Saúde Primários das zonas Sul e Nascente do concelho de Lousada”.

Ainda a este propósito o vereador com o pelouro da Saúde da câmara municipal, Nelson Oliveira, destaca que “apesar do reforço de médicos, a quem agradecemos o empenho do ACES, estamos a trabalhar institucionalmente para que seja criada a USF Caíde de Rei, para que desta forma se consiga estabilizar o corpo clínico”.

Apesar das dificuldades de fixação de médicos de família na UCSP, Unidade de Saúde do ACeS Tâmega III em particular em Caíde de Rei, o ACES “dentro das possibilidades de recursos humanos existentes, não deixou de alocar recursos com cariz temporário no apoio à atividade médica”.  

Este reforço surge no seguimento das “dificuldades sentidas na fixação de médicos de família na UCSP, Unidade de Saúde do ACeS Tâmega III em particular em Caíde de Rei nos últimos meses, não deixando, porém, o ACeS, dentro das possibilidades de recursos humanos existentes, de alocar recursos com cariz temporário no apoio à atividade médica”, pode ler-se no comunicado enviado a 1 de fevereiro.

Na nota enviada, a administração refere ainda que “a USF é uma Unidade de prestação de cuidados de Saúde diferenciados, a qual contribuirá para a prestação de cuidados de saúde com maior grau de organização e qualidade a toda a sua população, e que a sua constituição, já solicitada junto da ARS Norte, poderá resolver definitivamente o assunto, dando maior estabilidade aos profissionais e aos utentes, quer de Caíde de Rei, mas também de Meinedo”.