A Câmara Municipal de Lousada está a realizar obras em várias as escolas do concelho. O objetivo é melhorar as condições de trabalho da comunidade escolar. 

As intervenções estão a decorrer na EBS de Lousada Oeste, em Nevogilde, na EBS Lousada Norte, em Lustosa, na EB Lousada Este, Caíde de Rei, e na EB da Boavista – Silvares. 

Todas as obras estão a ser realizadas no âmbito da candidatura do município ao Programa Operacional Regional do Norte.

default

EBS de Lousada Oeste, Nevogilde 

A primeira fase está concluída. Esta fase da obra “foi respeitante à conservação das fachadas e coberturas, efetuada a reabilitação da cobertura do edifício e balneários/vestiários, incluindo a remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto e a aplicação de painel sandwich em chapas de aço, colocação de caleiras e todos os remates e acessórios necessários”, indica o município em comunicado. 

A 2.ª fase das obras está a decorrer “com a criação de sala para grandes grupos e salas de apoio e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico, eliminação de humidades e segurança contra incêndios. Vão ainda ser colocados cobertos até às entradas do edifício e de forma a melhorar a eficiência energética e substituídas as luminárias, o sistema de aquecimento e colocados painéis solares para aquecimento de águas. Estão ainda previstas intervenções de requalificação do espaço exterior ao nível dos pavimentos”, acrescenta.

O investimento total aprovado é superior a 2 milhões 52 mil e 470 euros, com um apoio de FEDER no valor de 631 mil 777 euros.

default

EBS Lousada Norte, Lustosa

No que respeita às obras de beneficiação na Escola Básica e Secundária Lousada Norte – Lustosa, estão também concluídas as intervenções da 1.ª fase que incluíram “a reparação das paredes exteriores com pintura e tratamento de zonas degradadas, correção de anomalias no pavimento dos passeios e a ampliação do Pavilhão Desportivo que passa a contar com mais dois balneários/vestiários”.

A 2.ª fase, que se encontra a decorrer é, essencialmente, “para a melhoria da funcionalidade de alguns espaços, nomeadamente a biblioteca, que foi ampliada, e a sala para grandes grupos. Vão ainda ser resolvidos os problemas de infiltrações e melhoria das condições de conforto térmico. No exterior vai ser construído um coberto e, para melhoria das condições térmicas, tendo já sido instalado um sistema de aquecimento no interior da escola, efetuada a substituição das portas de entrada das salas de aula por portas corta-fogo, colocação de estores e caixilharias de alumínio com rutura térmica e substituição das luminárias para o sistema LED”.

O investimento total aprovado ascende a 1 milhão e 708 mil euros, com um apoio total de FEDER no valor de 550 mil 149 euros.

default

EB Lousada Este, Caíde de Rei

Na Escola Básica 2,3 de Lousada Este (Caíde Rei) a intervenção no pavilhão já se encontra concluída faltando a pavimentação do logradouro. “Até ao final deste mês está prevista a conclusão das pinturas interiores, colocação da caixilharia de alumínio e estores nas janelas. Com a conclusão das infraestruturas exteriores, respeitantes à rede de abastecimento de água, incêndio e aquecimento segue-se a pavimentação do logradouro”.

O investimento total aprovado ascende a 1 milhão 246 mil 394 euros, com um apoio total de FEDER no valor de 1 milhão e 59 mil 435 euros.

EB da Boavista, Silvares

Encontram-se na fase final as obras de beneficiação da Escola Básica de Silvares. Os trabalhos realizados incluem “substituição da cobertura e das lâmpadas interiores, por LED´s. De igual forma foi instalado aquecimento por pellets e efetuadas pintura no interior e ainda arranjos exteriores”.

O investimento total foi de, aproximadamente, 315 mil euros, com o apoio da candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte com um apoio total de FEDER no valor de 263 535€.