lousada familiarmente responsavel
Publicidade

O município de Lousada foi distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável”. A entrega de bandeiras decorreu em Coimbra. 

A distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, aconteceu pela quinta vez consecutiva, e vem “mais uma vez reconhecer as boas práticas de apoio às famílias promovidas pelo município”, frisa a vereadora Maria do Céu Rocha.

Em declarações enviadas ao Jornal A VERDADE, a vereadora explica que “foram muitos os argumentos elencados na candidatura” apresentada pelo município. São exemplos “a comparticipação financeira das novas creches de Lousada, cujas candidaturas se encontram aprovadas, com cerca de 150 novas vagas; o prolongamento de horário gratuito no 1.º ciclo no período da manhã; o transporte escolar gratuito dos alunos do 2.º ciclo, do 3.º ciclo e secundário, residentes a mais de três quilómetros”.

Maria do Céu Rocha recorda também a fixação da taxa mínima de Imposto Municipal sobre Imóveis, no qual o município “prescindiu de 0,3%, um valor muito significativo de receitas. Além disso, aplica ainda uma dedução fixa de 70 euros para agregados com três ou mais filhos; o município tem direito a uma participação variável no IRS e, podendo cobrar a taxa de 5%, opta por uma redução de 20%, fixando em 4%, beneficiando os Lousadenses de uma redução dos seus impostos”, acresenta.

Da educação à área social, do desporto à cultura, foram distinguidas as “pelas políticas orientadas para todas as famílias do concelho”, mas também “as ações e iniciativas destinadas a agregados familiares mais desfavorecidos económica e socialmente, sobretudo neste período em que tantas famílias foram afetadas pela pandemia e pelo contexto de guerra na Ucrânia, com a subida generalizada de preços”.

A distinção “muita satisfação, mas também gera novos desafios”, garante a vereadora. “As famílias são a nossa prioridade: dos mais novos aos mais velhos, o nosso compromisso é promover um ambiente saudável, acolhedor a atrativo para as famílias. Lousada é e continuará a ser um Concelho onde é agradável viver, trabalhar, ter filhos e envelhecer”.

Maria do Céu Rocha mostra-se “muito orgulhosa”, enaltecendo o “impacto e a importância das políticas municipais no dia-a-dia das famílias Lousadenses”.

As distinções são da responsabilidade do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.