O Município de Gondomar anunciou que o procedimento para a execução das obras do Passadiço de Gramido foram aprovadas no dia 4 de novembro, em em reunião de Câmara, que decorreu de forma descentralizada na Foz do Sousa, na Junta de Freguesia.
O passadiço de Gramido, também conhecido como Passadiço do Polis, vai ser prolongado, acrescentando um novo trecho ao percurso pedonal existente, numa extensão total de 3,45 quilómetros.
A continuação do passadiço vai ser construída junto à Estrada Nacional 108, que liga o Porto a Entre-os-Rios, em Penafiel, e o novo trecho será constituído por passadiço, caminhos de ligação à Estrada Nacional 108, abrigos, zonas de paragem e descanso, zonas de ginástica e parques para bicicletas.
A autarquia adianta que também será instalado mobiliário urbano informativo nas extremidades do prolongamento do passadiço. Uma vez concluído, o novo percurso deverá estender-se entre a Pousada do Freixo e Marecos, numa extensão de cerca de sete quilómetros.
A obra será realizada através da abertura de concurso público internacional, a empreitada terá um custo estimado de 6,1 milhões de euros, ao qual acresce o IVA, e um prazo de execução de 18 meses e cujo financiamento será assegurado através de um empréstimo, no valor máximo de 6,5 milhões de euros.
A extensão do passadiço é uma obra ao encargo do Município de Gondomar que pretende "melhorar a qualidade de vida dos munícipes com a promoção e valorização de um espaço verde nos terrenos adjacentes ao rio Douro".