camara gondomar
Publicidade

A Câmara Municipal de Gondomar vai assumir a partir do dia 1 de abril, as competências no setor da saúde. Autarquia passa a ser responsável pela gestão, manutenção e conservação dos edifícios que albergam unidades de saúde familiar.

Para além destas responsabilidades, o município “passa também a participar no planeamento e realização de investimentos relativos a novas unidades de prestação de cuidados de saúde, nas quais se destaca a criação das novas instalações para as USF Brás Oleiro e Despertar, em Rio Tinto”, revela em comunicado.

Sob a alçada do município passa também a estar “a gestão dos recursos humanos afetos às unidades de saúde que se insiram na carreira de assistente operacional”.

A assinatura do auto de transferência irá decorrer esta sexta-feira, dia 17 de março, pelas 10h30, no edifício do Centro de Saúde Sete Caminhos, em Gondomar (S. Cosme) e contará com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.

Depois da assinatura, está prevista uma visita do Ministro da Saúde às futuras instalações da Equipa Local de Saúde Mental, que irá “proporcionar melhores condições de atendimento e assistência psiquiátrica à população do concelho de Gondomar”.

A infraestrutura dedicada à resposta especializada em saúde mental permitirá prestar cuidados diferenciais e transversais, com espaços de hospital de dia, reabilitação neuropsicológica e psicossocial, tratamentos psicoterapêuticos, entre outros.