A Câmara Municipal de Felgueiras apresentou recentemente, no auditório dos Paços do Concelho, o projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23, que pretende “elevar o desempenho da população escolar do concelho de Felgueiras, através do reforço da intervenção precoce e da diversificação de práticas educativas”.

Em comunicado, a autarquia refere que o projeto constitui a segunda fase do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), através do qual se procura “consolidar o trabalho desenvolvido no município de Felgueiras, ao longo dos últimos três anos, na promoção do sucesso educativo, através do trabalho colaborativo com a comunidade escolar”.

“Procura-se assim, numa lógica de continuidade, fortalecer o trabalho de parceria com os principais agentes educativos locais e, simultaneamente reforçar a política educativa pública municipal, tendo por base o princípio da igualdade de oportunidades de sucesso para todas as crianças e jovens do concelho”, continua o documento.

Foto: Município de Felgueiras

A equipa técnica do IGEA Educa 21-23 indicou que as suas principais áreas identitárias são: Intervenção precoce, Gestão de carreira, Empreendedorismo e cidadania, Artes e tecnologia. Estas diferentes áreas operacionalizam-se num conjunto de 14 atividades, contemplando os diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, a desenvolver até junho de 2023.

A vereadora com o pelouro da Educação, Ana Medeiros, recordou a candidatura que o município apresentou ao Aviso publicado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar e na qual se propõe, como entidade promotora e beneficiária, a implementação do projeto IGEA Educa Felgueiras-21-23.

A sessão contou também com a presença de elementos de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras, parceiros diretos e fundamentais para a concretização dos objetivos do projeto e das metas contratualizadas.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.

Foto: Município de Felgueiras