Esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o município de Cinfães deu início a um projeto piloto designado “Redescobrir Cinfães – Conhecer o que é Nosso” que pretende “dar a conhecer o concelho aos próprios cinfanenses”.

O desafio foi lançado a todas as freguesias de Cinfães e os primeiros fregueses a reunirem-se foram os residentes de Souselo, Travanca e Moimenta, que se inscreveram de forma prévia e, por isso, viajaram até à Serra de Montemuro, mais concretamente até à aldeia de Bustelo, onde se juntaram no Centro Comunitário recentemente inaugurado.

Durante o percurso até à Serra de Montemuro tiveram a oportunidade de descobrir vários locais como Museu Escola, em Vilar do Peso; Capela de Cádiz, em São Cristóvão de Nogueira; Parque da Nossa Senhora de Lurdes, em Nespereira; Observatório de Marcelim, a Estátua de D. António e a Igreja Matriz de Santa Cristina, em Tendais; Museu Serpa Pinto; a Igreja Matriz de Cinfães e a Igreja Matriz de Santiago de Piães, com oferta do almoço na Escola E.B. 2,3 General Serpa Pinto – Cinfães.

Com este projeto, o município “quer combater o isolamento territorial e social”, ao mesmo tempo que pretende “dar a conhecer e valorizar o património edificado, religioso, cultural e natural” do concelho.

A iniciativa continua nos dias 8, 10, 13, 15 e 20 de fevereiro e no total vai abranger 600 pessoas.

No próximo ano letivo, apoiado pelo POAT – Programa Operacional Assistência Técnica, será levado também até às escolas do concelho.