cinfaes rural 2
Publicidade

A Quinta da Forna – Vivenciar o Mundo Rural, na freguesia de Fornelos, no concelho de Cinfães, foi inaugurada na tarde deste sábado, dia 20 de maio. 

O projeto foi financiado, através do Norte 2020, em 85%, tendo um valor de execução de 380 mil euros. O principal objetivo do espaço passa pela valorização dos recursos naturais existentes no município, bem como a conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.

Na sua intervenção, após uma visita à quinta, o presidente da Junta de Freguesia de Fornelos, André Dias, afirmou que este é um projeto “onde vamos poder vivenciar o mundo rural. Vamos estar abertos, todos os dias, a fazer com que a nossa freguesia seja uma porta aberta no concelho de Cinfães”, deixando ainda um agradecimento pelo projeto. “Sei o que me espera, porque a câmara municipal delegou na junta de freguesia a resposabilidade de cuidar deste espaço”. Para o autarca, este novo espaço mostra que a freguesia “está a crescer”, deixando o apelo “às associações da freguesia” para que se envolvam no projeto.

cinfaes rural 9 min

cinfaes rural 8 min

Por sua vez, o vereador com o pelouro dos Fundos Comunitários, Carlos Cardoso, destacou a “enorme alegria” por “este dia importante que ficará na história e na memória da nossa gente de Fornelos e de Cinfães. Este será um espaço de produção e preservação do património cultural e natural”, destacando a importância de “promover os recursos endógenos, o artesanato, a gastronomia e, acima de tudo, as nossas tradições”.

O autarca recordou que esta é também uma forma de “atrair turistas, fixar pessoas e proporcionar o desenvolvimento local”, aumentando “a atratividade e a notoriedade do turismo do concelho de Cinfães”, com um “projeto diferenciado que se associa a outros projetos do concelho. Este é um projeto para todos nós, que envolve toda a comunidade e é com esta sinergia que vamos continuar a desenvolver o nosso trabalho”.

cinfaes rural 7 min

cinfaes rural 6 min

Também presente na inauguração esteve o presidente da Assembleia Municipal de Cinfães, Mário Luís da Silva, que enalteceu “o bom aproveitamento de um espaço que hoje está revalorizado. Espero que os responsáveis mantenham este espaço e que ele não esmoreça. É um espaço que vem complementar que Cinfães precisava”.

A última intervenção da tarde foi de Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, tendo reforçado “a enorme alegria” em estar naquele espaço rural. “Um espaço que é nosso e que onde está refletida parte da nossa história e da nossa memória”, disse, deixando um agradecimento “especial” a todos os envolvidos na execução do projeto.

O autarca recordou as várias vertentes da recém inaugurada Quinta da Forna, que pretende “honrar a história e a memória dos antepassados. Temos também a vertente pedagógica, que pretende dar a conhecer, aos mais jovens, os saberes deste povo. As nossas crianças têm de ter o exemplo”, disse, recordando ainda a “vertente turística. Esta é uma quinta que poderá ajudar naquilo que é a procura turística no concelho. Aqui podem ter experiências diferentes e passar mais algum tempo no concelho”

cinfaes rural 5 min

cinfaes rural 4 min

O objetivo passa também por “valorizar o nosso território e torná-lo mais atrativo”, segundo o autarca, referindo-se ainda à vertente cultural, “que contará com várias atividades”, nomeadamente com o ciclo do linho que será uma novidade na região.

A inauguração contou ainda com a atuação do Rancho Folclórico de Fornelos, que levou até aos presentes as danças típicas do concelho e da região. 

A Quinta da Forna conta com uma loja, uma cozinha “à moda antiga”, um pomar, uma horta e vários animais.

cinfaes rural 3 min
cinfaes rural 1 min

dsc05153 min

cinfaes rural 10 min