A requalificação da Escola de Travassos, em Cinfães, foi oficialmente inaugurada no dia 31 de janeiro, pelas 17h00. A cerimónia de inauguração contou com a presença de alunos, docentes e pais da escola, bem como do presidente do concelho de Cinfães, do diretor Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto e do presidente de junta de Cinfães.
O desvendar da placa da obra foi seguido de uma apresentação musical protagonizada pelas crianças da escola, acompanhadas dos docentes, após a qual os meninos e meninas entregaram uma lembrança a todos os presentes para sinalizar este dia.
Dada por terminada a apresentação da turma de crianças da Escola de Travassos foi a vez das entidades presentes usarem da palavra para falarem um pouco sobre o impacto desta obra de requalificação na comunidade local.
Armando Campos, presidente da Junta de Freguesia de Cinfães, que aproveitou o momento para reforçar que como "presidente não podia estar mais feliz. Em 2021 entrei nesta escola e fiquei surpreendido com aquilo que encontrei. Surpresa pela negativa, no qual eu como Presidente Junta tentei logo começar a resolver algumas situações que me dê muito mais agrado".
Assim, foi a partir desse momento que a junta iniciou esforços para requalificar este equipamento, um trabalho feito em conjunto com o município ao qual o presidente de junta agradeceu: "senhor presidente da câmara, muito obrigado, o senhor não é um homem de promessas, o senhor é um homem que faz".
Armando Mourisco, presidente da câmara de Cinfães, revelou que esta obra representou um investimento de 75 mil euros que foi utilizado para requalificar o antigo edifício da escola a vários níveis.
Uma obra "sobretudo de ampliação do espaço, esta requalificação foi feita tendo em vista o conforto, eficiência energética, a criação de espaços de refeições e de aumentar o bem estar das nossas crianças", frisou o autarca.
O presidente do município também aproveitou esta ocasião para falar sobre o projeto de um novo parque infantil junto deste equipamento. "Fizemos um concurso público superior a 400 mil euros só para requalificar espaços, parques infantis e recintos de recreio e lazer nas escolas. Portanto, significa isso que ao longo destes três/quatro meses que aí vem, nós iremos ter requalificação de todos estes espaços nas escolas. Precisamente por questões de segurança, de conforto, mas também de dar espaços cada vez mais dignos, com mais condições, para que as nossas crianças sejam felizes".
O diretor Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Manuel Pereira, salientou que ainda "há muito a fazer pela educação. A educação é, claramente, o maior investimento que se pode fazer em qualquer região. E agora que a educação está nas mãos dos municípios, é fundamental que os autarcas e os municípios tenham essa percepção, que é pela educação que vamos em frente".
E tendo isto em conta o diretor acrescentou: "sou obrigado a reconhecer que esta autarquia tem sido extremamente sensível às questões da educação. E falo com o diretor do agrupamento de que cada vez que solicitamos uma bem-feitoria ou mais-valia, temos sempre a simpatia da parte da autarquia, que só não resolve-se todo no poder".
O município de Cinfães também inaugurou no dia 30 de janeiro as Obras de Melhoramento da Escola Básica de Meridãos. Uma intervenção, no valor de 125.990,00 euros que incluiu a criação de uma sala de apoio, refeitório, instalações sanitárias adaptadas e uma zona exterior coberta. E em breve, também será instalado um parque infantil, já adjudicado por 31.021,01 euros.


