premios merito escolar 2024 20
Publicidade

Reconhecer o “empenho e dedicação” dos alunos e da respetivas famílias foi o objetivo maior da cerimónia de atribuição dos “Prémios de Mérito Escolar”, no ano letivo 2023/2024, que teve lugar na manhã deste sábado, 26 de outubro, no Auditório Municipal de Cinfães.

As distinções foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, pela vereadora com os pelouros da Educação, Formação e Qualificação, Sónia Soares e pelo presidente da Assembleia Municipal, Mário Luís Correia da Silva.

premios merito escolar 2024 4

Perante uma plateia cheia, os melhores alunos subiram ao palco para receber a distinção, acompanhados pelos encarregados de educação.

Foi uma manhã “especial” para os alunos, mas também para as famílias. “Estamos a reconhecer o mérito, empenho e dedicação dos alunos, mas também a dedicação das famílias”, referiu Sónia Soares.

Os prémios – resultado da modificação feita pelo atual executivo – foram atribuídos aos três melhores alunos, de cada agrupamento, do 6.º, 9.º 10.º, 11.º e 12.º anos (incluindo cursos profissionais), que receberam cheques entre valores que rondam os 100 e os 150 euros.

premios merito escolar 2024 7

Os “Prémios de Mérito Escolar” é “mais uma das medidas que o município desenvolve em prol das famílias, da educação e do futuros dos jovens”, disse aos jornalistas Armando Mourisco.

Os prémios valorizam “a excelência daqueles que são os melhores”, garante o autarca, que espera que os mesmos “sirvam de exemplo e motivação para todos os outros. Queremos mostrar às famílias que somos uma autarquia atenta e que vale a pena investir no futuro e na educação. Agradecer-lhes o que fazem em prol do nosso concelho e do futuro do mesmo”, frisou.

premios merito escolar 2024 18

Questionado sobre a importância de medidas que fixem os jovens no território, o presidente da Câmara Municipal de Cinfães enalteceu o “esforço” do executivo nesse âmbito. “Apostamos muito na educação, com os recintos escolares praticamente todos novos, transporte escolar gratuito para todos, ensino inglês desde do ensino pré-primário, atribuímos bolsas de estudo, criamos um programa de apoio à empregabilidade – Jovem ativo – em que o município comparticipa o primeiro emprego jovem, para depois de qualificados poderem ser inseridos no mercado de trabalho e contribuir para a empregabilidade jovem. Ao mesmo tempo, no âmbito fiscal reduzimos o IRS às famílias, para num conjunto de medidas alargadas, podermos ter motivos para fixar a população no concelho”, disse ainda aos jornalistas.

No decorrer da cerimónia, Mário Silva, presidente da Assembleia Municipal, apontou para uma cerimónia “simples, mas com muito significado. Temos de continuar a estudar para ajudar a construir uma sociedade melhor e para ajudar os outros. Está nas vossas mãos pensarem naquilo que é necessário para o futuro. Nunca se arrependam de estudar em Cinfães”, concluiu.

A cerimónia contou com um apontamento musical.