O município de Celorico de Basto vai assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, entre 7 e 10 de abril, com a realização de um conjunto de atividades, visitas guiadas e a produção de pão à moda antiga.

Do programa de festividades fazem parte as visitas guiadas a um conjunto de moinhos públicos, mas também particulares que se associaram ao município nesta iniciativa.

Na próxima quinta-feira, dia 7 de abril, as atividades são direcionadas à comunidade escolar, envolvendo também os utentes do programa “Celorico a mexer”, que irão recriar o ciclo do pão com produção de pão à moda antiga, “promovendo, assim, um encontro intergeracional que transmitirá saber e tradição aos mais novos”, refere um comunicado da autarquia. A iniciativa vai repetir-se no domingo, dia 10 de abril, com a realização do evento aberto a toda a comunidade.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destaca “a importância desta iniciativa, como forma de divulgar o património do concelho, com um interessante conjunto de moinhos e circuitos de moinhos ancestrais, que espelham a ligação deste território ao aproveitamento da água na produção de cereais e transformação de matérias-primas”. “Esta será também uma oportunidade de juntar duas gerações, promovendo a transmissão de saberes que se vão perdendo, nomeadamente o ciclo do pão e a sua produção à moda antiga, criando um momento de convívio, aberto à comunidade escolar no dia 7 e a toda a comunidade no dia domingo dia 10”, concluiu.

Abertos para visita vai estar o circuito de moinhos de Argontim, na freguesia do Rego, a Azenha de Barrega, na Freguesia de Borba, e o circuito de moinhos do Freixieiro, instalados no Parque Lúdico da sede do concelho. A visita guiada aos moinhos poderá ser feita de forma gratuita, mediante pré-inscrição na Loja de Turismo, através do telefone 255 320 300 ou e-mail [email protected]

A recriação do ciclo do pão, com a produção de pão à moda antiga, vai decorrer no Parque Lúdico do Freixieiro, junto ao moinho do Damas. O evento vai ser aberto ao público no domingo, dia 10 de abril, com produção e prova de pão e animação, com música tradicional a cargo dos Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola de Fermil, Eng.º Silva Nunes, a partir das 14h30.

Foto: Município de Celorico de Basto