logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município de Celorico de Basto sensibiliza população para compostagem comunitária

Redação

O município de Celorico de Basto sensibilizou esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, para a compostagem comunitária, chamando sobretudo a atenção às pessoas que habitam em prédios para colocarem resíduos orgânicos e biorresíduos, nos compositores comunitários.

O setor do ambiente do município de Celorico de Basto reuniu-se no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa e no edifício dos CTT em Fermil para "esclarecer a população sobre a importância de colocar os resíduos orgânicos nos compositores comunitários ao invés de os colocar no lixo comum", explica a autarquia através das suas redes sociais.

Foto: Município de Celorico de Basto

O vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira, referiu que "estas foram as primeiras campanhas de sensibilização sobre a compostagem comunitária, uma necessidade face ao crescimento do concelho com muita população a viver em prédios e por isso, sem condições para a realização de compostagem caseira, tão comum nas zonas rurais".

Face ao crescimento da população no concelho e da quantidade de famílias a viver em prédios, o vice-presidente acrescenta que "é com a consciência de que o nosso crescimento deve ser ordenado e sustentável que colocamos compostores comunitários nos quatro polos urbanos do concelho, uma medida que visa, principalmente, a compostagem dos resíduos orgânicos e com isso, a preservação do ambiente. As medidas implementadas e as campanhas realizadas e a realizar integram a nossa estratégia de desenvolvimento alinhada com as políticas nacionais e comunitárias em matéria de ambiente".

A partir de 1 de janeiro de 2024 a recolha seletiva de biorresíduos ou a sua separação e reciclagem na origem é obrigatória.

Foto: Município de Celorico de Basto
Foto: Município de Celorico de Basto