festa camelias celorico
Publicidade

O município de Celorico de Basto apresentou, esta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, a XVII Festa Internacional das Camélias que vai dar destaque a esta flor durante o mês de março.

“Envolver toda a comunidade”, com atividades “diversificadas e diferenciadoras dirigidas a vários públicos” é o mote da iniciativa que pretende marcar a “retoma para uma nova normalidade”. Para o presidente da autarquia, José Peixoto Lima, o objetivo é transformar este evento “numa festa popular, onde toda a gente se envolve”: os moradores decoram as casas e as coletividades locais e IPSS colaboram em iniciativas.

whatsapp image 2022 02 17 at 14.41.07

A vereadora Maria José Marinho destacou esta “festa tão peculiar e única” e que “a comunidade e as escolas estavam muito desejosas” que o evento fosse retomado, já que, há dois anos, reconstruíram brasões de casas senhoriais do concelho, mas que ainda não tiveram oportunidade de ser expostos devido à pandemia – algo que acontecerá em breve.

De forma a transformar o valor da camélia “em algo na economia”, o município de Celorico de Basto vai ainda articular um protocolo com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro para “catalogar as camélias dos jardins públicos do concelho e desenvolver um laboratório vivo de camélias”. Ao mesmo tempo, foi também articulada uma parceria com a Cooperativa Árvore, com vista ao desenvolvimento de atividades com esta flor como inspiração artística.

whatsapp image 2022 02 17 at 14.41.05

Uma das ambições destacadas é alargar esse projeto e poder transformar o valor da camélia “num valor regional e não apenas local”, passando a região de Basto e do Tâmega a ser o “grande centro produtor de camélias”, utilizando o quadro 2030 de apoios comunitários, afirmou José Peixoto Lima. “Por que não ter a ambição de sermos um espaço exportador de camélias para todo o mundo?”, propôs.

O evento decorre nesta altura, em que as camélias estão no seu “apogeu” e aproveitando para “criar uma época alta dentro da época baixa” do turismo. Trazer público internacional é outro dos objetivos, sendo esperados vários turistas espanhóis e também franceses.

whatsapp image 2022 02 17 at 14.41.07 2

A programação da Festa Internacional das Camélias decorre de 4 a 27 de março, com destaque para o fim de semana de 18 a 20, que terá a Cerimónia de Abertura Exposição / Concurso XVII Festa Internacional das Camélias, o Desfile Temático e a Grandiosa Batalha das Flores, entre outras atividades.

whatsapp image 2022 02 17 at 14.41.05 2