A Câmara Municipal de Celorico de Basto, em parceria com a Rota do Românico, vai promover uma vista noturna ao Castelo de Arnoia, no dia 7 de outubro, Dia Nacional dos Castelos.

Refira-se que o Castelo de Arnoia é o único castelo a integrar a Rota do Românico. A atividade arranca pelas 21h00, junto ao Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia. Trata-se uma atividade gratuita mas de inscrição obrigatória aqui. “Os participantes deverão estar munidos de uma lanterna numa atividade que terá a duração de aproximadamente 1h30m entre caminhada e esclarecimentos”, foi referido em comunicado.

O Castelo de Arnoia é Monumento Nacional desde 1946 e impõe-se na paisagem como fortaleza de origem roqueira. A sua torre de menagem, o torreão quadrangular e a cisterna merecem particular destaque. Integra a Rota do Românico desde 2010.

Para o Município de Celorico de Basto, nas palavras da vereadora com o Pelouro da Cultura, Maria José Marinho, “esta é mais uma iniciativa de valorização e promoção do nosso património edificado, nomeadamente o nosso Castelo de Arnoia que marca o nosso território, a nossa história e a nossa memória. Este castelo sofreu uma intervenção de beneficiação em 2015 com melhoramento do pavimento, da cobertura da torre, portas e janelas assim como o mobiliário urbano envolvente, dotando o espaço de melhores condições para quem o visita. Com mais de 800 séculos de história este castelo é marca inigualável do nosso território”.