sem titulo 41
Publicidade

O Município de Celorico de Basto aprovou na segunda-feira, dia 7 de março, a criação de uma rede de apoio ao povo Ucraniano.

“Tendo em conta os recentes acontecimentos na Ucrânia e a enorme vaga de refugiados gerada pela guerra que decorre naquele país” o executivo decidiu criara rede solidária ao povo ucraniano que passa, “neste momento por enormes dificuldades”.

De acordo com o comunicado, na proposta consta a criação de uma “plataforma de recolha de bens alimentares, medicamentos, roupas e outros bens de primeira necessidade, identificados pelas organizações que neste momento trabalham no terreno”. A plataforma, coordenada pelo Banco Local de Voluntariado local, reunirá os contributos das diversas instituições, organizações e cidadãos, que a título individual pretendam dar o seu contributo de ajuda ao povo Ucraniano. Irá também articular com as organizações que estão a fazer chegar estes bens a quem deles necessita.

Para além disso, a plataforma “contempla a criação de condições para acolhimento e integração de refugiados”, prestando apoio ao nível da habitação, em instalações pertencentes ao Município, nomeadamente a antiga Estação de Caminho de Ferro de Celorico de Basto e coordenando a disponibilidade de outros locais com diversas organizações e privados, mas proporcionando também apoios ao nível do emprego, educação, integração social e apoio jurídico.

Para José Peixoto Lima, “este é um contributo importante do município de Celorico de Basto, que não se limita ao envio de ajuda humanitária para a frente da guerra”.

A recolha de bens, nesta primeira fase, terá lugar até ao próximo dia 15 de março, podendo ser entregues nas juntas de freguesia ou na Câmara Amiga.