O centro da vila de Celorico de Basto acolhe, desde o dia 18 de dezembro, a árvore das emoções e o Mercadinho de Natal.

A árvore de Natal, que reflete emoções, resulta de uma parceria entre o município com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a Teque (Associação Artística Local) e o programa Clds4G. De acordo com a autarquia envolve mais de 300 crianças, que foram “desafiadas a colocar as emoções despertadas pelo Natal numa esfera decorativa, pintada pelos próprios, resultando numa estrutura intitulada ‘árvore das emoções'”, colocada na praça central da sede do concelho.

No mesmo local, abriu também as portas o Mercadinho de Natal, uma iniciativa que decorre pela primeira vez este ano e junta 12 stands de produtores e comerciantes locais e seis produtores e vendedores de artesanato.

Para José Peixoto Lima, presidente do município, este será um Natal “diferente”, no qual apostaram na “dinamização de um espaço que, pela sua centralidade, tem capacidade de atrair e juntar a população e visitantes, dinamizando a cultura, mas também o comércio local”.

De acordo com o autarca, a v árvore das emoções simboliza “o esforço conjunto na concretização de objetivos comuns” e o Mercadinho de Natal será uma “oportunidade de promover os produtos locais e os seus produtores, com destaque para o vinho verde e espumantes de produção local, cada vez mais procurados por quem nos visita”.

O Mercadinho de Natal estará instalado na Praça Albino Alves Pereira até ao dia 23 de dezembro, entre as 17h00 e as 23h00, e contará com animação protagonizada por vários artistas locais, bem como as atividades promovidas pela Associação Comercial local. No dia 24, véspera de Natal, estará em funcionamento até às 15h00.