O município de Celorico de Basto, no âmbito das suas competências na área da educação, vai assumir a partir deste ano letivo a gestão de todos os refeitórios escolares do concelho.

Com o objetivo de “promover uma alimentação saudável e adequada às necessidades da população escolar”, o município esclarece que conta com “uma equipa multidisciplinar nas áreas da nutrição e da saúde pública, que define uma ementa mensal municipal respeitando os princípios dietéticos de variedade e de qualidade preconizados pelas normas de alimentação definidas pelo Ministério da Educação e com observância das normas gerais de higiene e segurança alimentar”.

Na mesma nota, publicada na página de Facebook, a autarquia acrescenta que está “ciente da nossa responsabilidade sócio educativa e da importância de proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada aos nossos estudantes, e é este o nosso objetivo, proporcionar e promover a educação alimentar tendo bem presente que uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar dos nossos jovens” afirma José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal.

“As refeições são confecionados nos estabelecimentos escolares do concelho que estão devidamente equipados para este efeito, e priorizam os alimentos da época”, acrescenta.

É ainda objetivo do município “desenvolver várias ações ao longo do ano escolar com o intuito de promover a literacia da comunidade escolar dentro do domínio da alimentação saudável”.