No dia 29 de março, um grupo de 30 professores e alunos e do projeto Erasmus foi recebido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, representada pela vereadora da educação, Maria José Marinho. 

Os 30 alunos e professores que integram a comitiva são oriundos de quatro países distintos, sendo eles, Lituânia, Turquia, Itália e Roménia. Os jovens envolvidos no processo, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos, foram recebidos no salão nobre do município. 

Este é um projeto realizado pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e tem como objetivo “criar oportunidades de intercâmbio de experiências e visa promover a interculturalidade”, informação fornecida pelo comunicado da autarquia. 

Estas iniciativas representam “uma oportunidade para jovens, poderem conhecer países e culturas diferentes, promovendo assim valores tão importantes como a tolerância e o respeito pelo próximo, contribuindo assim para um mundo melhor”, afirmou a vereadora Maria José Marinho. 

Para Ângela Lopes, coordenadora do projeto Erasmus do Agrupamento de Escolas do concelho “este é um trabalho colaborativo entre escolas de vários países e é uma ação essencial dentro do plano de internacionalização do agrupamento. O nome do projeto é coexistência, respeito e cooperação e são exploradas as identidades culturais que nos unem bem como o papel dos atores escolares, tendo em vista o sucesso da aprendizagem dos alunos”.

Os professores que acompanham os alunos destacaram “o calor e simpatia com que foram recebidos, bem como o esforço do agrupamento de escolas e da autarquia na valorização cultural, resultando daí uma experiência muito interessante para quem visita Celorico de Basto pela primeira vez”.

Texto elaborado por por Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.