A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai atribuir, em breve, bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o Ensino Superior, referente ao ano letivo 2020/21, e uma das 16 bolsas financiadas será atribuída a bombeiros locais que frequentam este nível de ensino.

Dividido em nove mensalidades, cada aluno será contemplado com um apoio financeiro de 675 euros, um investimento que representa “um encargo superior a 10 mil euros”, refere o município no comunicado.

Relativamente aos estudantes que são bombeiros voluntários, das três bolsas de estudo definidas, apenas uma candidatura foi aceite, “reunindo todos os requisitos para a sua atribuição”, refere o mesmo comunicado.

Atenta às dificuldades económicas de algumas famílias do concelho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva atribui, anualmente, bolsas de estudo a jovens que frequentam o ensino superior e que sejam residentes em Castelo de Paiva. Com esta medida de apoio, o presidente José Rocha, destaca a “aposta na educação e a vontade de continuar a estabelecer um compromisso com o desenvolvimento do concelho, potenciando a igualdade no acesso à educação e formação”.

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva proporciona ainda um estágio de 20 dias, adequado ao complemento da formação de cada aluno.

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro