logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município de Castelo de Paiva atribui 18 bolsas a alunos do ensino superior

Redação

No passado sábado, dia 13 de julho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva entregou bolsas de estudo a 18 alunos do concelho que frequentam o ensino superior. Três dos estudantes bolseiros são também bombeiros locais.

Cada aluno recebeu 675 euros (75 euros por mês) referentes ao ano letivo de 2022/2023, o que corresponde a um encargo total de 12.150 euros. As bolsas são atribuídas a estudantes com reconhecido mérito académico, nomeadamente aproveitamento escolar nos dois últimos anos lectivos.

O presidente do município, José Rocha, afirmou que vão continuar a apoiar economicamente "o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular integrado no seu projecto de vida e que, de outra forma, estariam impossibilitados, ou com mais dificuldades, na concretização desse objectivo", lê-se no comunicado da autarquia.

Esta é uma medida de apoio para ajudar a custear as despesas inerentes à formação académica, "potenciando a igualdade no acesso à educação e formação, para que, no futuro, possamos construir uma sociedade à medida dos mais responsáveis e capazes", declarou o alcalde.

A câmara de Castelo de Paiva tem outras apoios sociais na área da Educação, como a oferta das fichas escolares aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, o serviço de refeições e fruta e o transporte escolar, entre outras propostas educativas que se traduzem num esforço financeiro anual superior a 1 milhão de euros, segundo o comunicado.

Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho estiveram presentes a vereadora do Pelouro da Educação, Liliana Vieira, outros autarcas locais e representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Paiva e da Associação de Pais e Encarregados de Educação.