A Rede Social de Castelo de Paiva assinalou, no âmbito do projeto ‘MICAS’, o encerramento do Mês do Idoso, através de várias atividades dinamizadas no Pavilhão Municipal do concelho, no dia 30 de outubro.
O projeto “ Micas“ juntou diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de Castelo de Paiva, para continuar o trabalho desenvolvido ao longo do ano por parte do Município, que consistiu na dinamização de várias iniciativas direcionadas à população sénior e idosos institucionalizados.
A última ação desenvolvida pela autarquia juntou mais de 150 utentes, acompanhados dos responsáveis das respectivas IPSS, nomeadamente do Centro Social de Real, Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, ARPIP de Pedorido e ACUP de Castelo de Paiva.
A entidade anfitriã e promotora desta jornada social, foi a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva que recebeu neste evento o presidente da câmara municipal José Rocha, o Padre Fernando Sérgio e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Artur Beleza.
As celebrações do fim do Mês do Idoso foram iniciadas com a celebração de uma missa, seguida de um almoço partilhado entre os utentes. O programa deste dia continuou em frente com uma exibição de
patinagem artística, pelo Hóquei Clube Paivense e ainda uma representação teatral “Quando a velhice bate à porta“, protagonizado por funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, terminando o dia com um momento musical.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva recorda que, estas iniciativas têm como principal objetivo estimular os idosos para um estilo de vida mais ativo, enquanto se quebra o ciclo de solidão e de isolamento de maneira a fortalecer a auto estima dos idosos.
Entre as várias ações deste projeto “Micas”, desenvolvido durante o ano, contempla-se diversas organizações a cargo de várias IPSS do concelho, destacando-se a celebração do Mês do Idoso, os desfiles de Carnaval e São João, um passeio a Fátima, o Cantar das Janeiras, um Magusto Popular e o Dia dos Avós.