logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município de Baião vai promover campanha de esterilização de animais de companhia

Redação

A Câmara Municipal de Baião vai realizar, mais uma vez, uma campanha de esterilização de animais de companhia das famílias baionenses mais vulneráveis financeiramente.

A autarquia explica que "a esterilização é um processo indolor e que não prejudica a saúde do animal". Neste sentido, serão abrangidos os animais de famílias (ou de pessoas que vivam sozinhas) em situação de vulnerabilidade financeira ou que sejam beneficiárias de apoios sociais, nomeadamente: Agregados Familiares ou Pessoas isoladas com rendimento mensal bruto igual ou inferior a 960,86 euros (Dois Indexante de Apoios Sociais); Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos; Beneficiários do Rendimento Social de Inserção; Beneficiários de Subsídio Social de Desemprego; Beneficiários de Pensão Social de Invalidez e da Prestação Social para a Inclusão; Beneficiários de Pensão Social de Velhice.

Dentro do prazo, e até ao limite da capacidade da campanha, haverá rastreio de todos os requerimentos de candidatura. Serão priorizadas as candidaturas que abranjam agregados familiares com rendimentos oriundos de prestações sociais, serão consideradas seguidamente as candidaturas que abranjam agregados familiares com rendimento mensal bruto igual ou inferior a 960,86 euros (2 I.A.S. – Indexante de Apoios Sociais).

Se preencher estes requerimentos pode beneficiar da campanha. Para isso deve fazer a sua pré-inscrição até ao dia 31 de março, junto do Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Baião, situado no novo edifício de Extensão dos Serviços Municipais, na Rua Eça de Queiroz, n. º46, na vila de Baião. Os atendimentos deverão ser agendados previamente através do número de telefone 255 540 500.

Para além da esterilização, serão colocados microchip, também financiados pela Câmara Municipal de Baião, para que em caso de fuga do animal ou roubo, os animais possam ser identificados.

O vereador responsável pelo pelouro da Proteção Animal, Henrique Gaspar Ribeiro, referiu que "esta campanha tem por objetivo a promoção da saúde pública, de modo a evitar o crescimento desenfreado da população animal, originando acidentes, doenças e má qualidade de vida para os animais".

Acrescentando que "só para termos noção, uma única gata e a sua descendência, em seis anos, pode originar 420 mil gatos e muitos desses animais podem tornar-se agressivos e atacar pessoas. Apelamos a que quem cumpre os requisitos, que se inscreva, porque a esterilização e a colocação do microchip são gratuitas e não existe qualquer problema para o animal".