merito baiao
Publicidade

O Auditório Municipal de Baião acolheu, no dia 30 de novembro, a cerimónia  de entrega dos Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania, relativos ao ano letivo de 2022/2023, promovida pela câmara municipal.

No total foram distinguidos 14 alunos, representando os três Agrupamentos de Escolas do concelho – Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz, abrangendo desde o 1.º ao 3.º ciclo de escolaridade, bem como do ensino secundário – regular e profissional.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, dirigiu-se a todos os presentes sublinhando “o progresso significativo do setor educativo no concelho”, evidenciando medidas implementadas desde 2005: “a introdução de refeições, de transporte escolar, da ação social escolar, o horário normal no primeiro ciclo, a componente de apoio à família no pré-escolar, ou o reordenamento da rede escolar. Estes fatores fazem com que Baião seja um exemplo positivo em matéria de Educação”.

Os alunos foram ainda felicitados pela forma “como se envolvem positivamente na comunidade e na ajuda ao outro. As famílias e todos os agentes educativos têm um papel crucial: professores, auxiliares, associações de pais ou de estudantes, na educação e no sucesso dos alunos, evocando, a este propósito, um antigo provérbio africano de que para educar uma criança é precisa toda uma aldeia”.

A vereadora com o pelouro da Educação, Anabela Cardoso, desafiou os alunos a “envolverem-se mais em iniciativas comunitárias e associativas”, dando seu contributo para uma sociedade, “mais ativa, mais evoluída e mais solidária”.

Os diretores dos três agrupamentos de escolas do concelho, José Matos, do Agrupamento de Escolas (AE) de Eiriz; Manuela Miranda, do AE do Sudeste; e Nuno Mota do AE do Vale de Ovil, elogiaram o trabalho “exemplar” dos alunos premiados, relevando o papel de toda a comunidade educativa, e realçando ainda o posicionamento das escolas de Baião entre “as melhores da Europa”. Os responsáveis não esqueceram “os desafios que a educação enfrenta”, apontando a “perseverança” como atitude para “ultrapassar esses desafios”.

Luís Carlos Lobo, delegado Regional de Educação do Norte, salientou que os prémios “refletem o esforço e dedicação, indicando os alunos de mérito como agentes de mudança e contribuintes para o sucesso da sociedade”.

A cerimónia contou ainda com os momentos musicais de Diana Vieira e Joana Ribeiro e foi um “compromisso contínuo com a educação em Baião, na certeza de que se trata de um dos principais pilares do desenvolvimento, rumo a um futuro cada vez melhor, para todos”.