logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município de Baião inaugurou órgão de tubos da igreja de Santa Marinha do Zêzere

Redação

No passado fim de semana, o município de Baião procedeu à inauguração do órgão de tubos da igreja de Santa Marinha do Zêzere.

O elemento cultural, e "referência do património baionense", esteve em silêncio durante muitos anos e voltou a "ecoar", assinalando o evento "histórico" para o concelho de Baião e, mais concretamente, para a freguesia de Santa Marinha do Zêzere.

O momento foi assinalado com dois concertos, que tiveram como intérprete principal Nuno Mimoso, com a participação especial dos músicos Diogo Carvalho (trombone), Sara Costa (clarinete), Bruno Rocha (trompete) e Bernardo Cruz (carrilhão). Simultaneamente D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, procedeu à bênção do órgão de tubos.

Após a renovação da Igreja Matriz, classificada como Monumento de Interesse Público, a iniciativa de conservação e restauro, com fundos comunitários e municipais, incluiu o património integrado, artístico e musical deste monumento, destacando-se o órgão histórico de 1793, obra do mestre organeiro bracarense Jozé António de Sousa.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, partilhou a "satisfação pessoal" pela realização de "mais um sonho". O autarca referiu o nome de António Ponte, diretor da Direção Geral de Cultura do Norte na data do início do projeto e atual diretor do Museu Nacional Soares dos Reis. "Tem permitido 'pontes' muito interessantes para o concelho de Baião e a quem um dia desafiei a vir a Santa Marinha do Zêzere, para ter a perceção do potencial que aqui existia".

Paulo Pereira destacou, ainda, a Banda Musical da Casa do Povo, "pelo apoio logístico que proporcionou, mas, acima de tudo, por quilo que representa para o concelho", bem como os bombeiros voluntários "por fazerem parte da solução, pois permitiram que se realizasse a eucaristia nas suas instalações, enquanto decorriam as obras".

As palavras de agradecimento foram dirigidas, também, ao movimento associativo, não esquecendo "o Mestre organeiro Pedro Guimarães e a equipa pelo excelente trabalho realizado" e à Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) e à entidade pública empresarial Museus e Monumentos de Portugal, tal como aos colaboradores da câmara municipal e ao pároco Filipe Azevedo.

Paulo Pereira terminou a intervenção, apelando à comunidade que "usufrua deste espaço e que aproveite todas as potencialidades que o mesmo possibilita".

Órgão de tubos da igreja de Santa Marinha do Zêzere tem mais de 230 anos

O presidente da junta de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira destacou um dia "de grande alegria, pois, além de termos a nossa igreja e órgão requalificados, assistimos a um esplêndido concerto".

Continuou com um agradecimento "a todos os envolvidos na obra, desde a empresa executora, aos técnicos da câmara municipal", reconhecendo, ainda, "o excecional trabalho do professor Nuno Mimoso, dos músicos e da Oficina do Mestre Pedro Guimarães pela recuperação completa do órgão".

Por se tratar de uma intervenção com recurso, em parte, a fundos comunitários, Manuel Pereira agradeceu "o apoio da CCDR-N, em particular do seu vice-presidente Jorge Sobrado, tal como à câmara municipal", terminando com um agradecimento a António Ponte "pelas palavras encorajadoras de apoio".

Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-N, confessou-se um "apaixonado por Baião" e elogiou a autarquia por "valorizar este instrumento centenário, pondo-o ao serviço da comunidade".

Projeto do Órgão Histórico de Santa Marinha do Zêzere inclui várias atividades

O Projeto de Inauguração e Dinamização Cultural do Órgão Histórico de Santa Marinha do Zêzere, sob a direção artística do maestro, organista, musicólogo e professor Nuno Mimoso, inclui diversas atividades com forte componente educativa e envolvimento da comunidade local.

A programação estará centrada no órgão de tubos, através de um conjunto de atividades educativas e culturais. Participarão instituições educativas e sociais da freguesia de Santa Marinha do Zêzere, como a Banda Musical, a Escola de Música, os Bombeiros Voluntários, a Associação Vale do Zêzere, o Jardim de Infância, o Centro Social e Paroquial, o Lar da Santa Casa da Misericórdia e as escolas locais.

Conheça aqui a história do Órgão de Tubos de Santa Marinha do Zêzere.

https://averdade.com/orgao-historico-com-mais-de-200-anos-vai-ser-inaugurado-em-baiao-no-mes-de-julho

https://averdade.com/baiao-orgao-centenario-da-igreja-matriz-de-santa-marinha-do-zezere-vai-ser-restaurado