logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Baião: Diretor do SNS esteve presente na inauguração do Centro de Saúde de Santa Marinha do Zêzere

Redação

O Centro de Saúde de Santa Marinha do Zêzere, em Baião, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 27 de dezembro, dando oficialmente como concluídas as obras de requalificação deste equipamento, um investimento de 364.888,15 euros que veio melhorar as condições do edifício.

A cerimónia de abertura também marca a entrada em funcionamento da nova Unidade de Saúde Familiar Santa Marinha, bem como assinatura de um novo protocolo do Município de Baião que vai assegurar consultas de especialidade de urologia, uma adição às ofertas de cuidados médicos do concelho.

O objetivo desta empreitada passou pela requalificação e adaptação do Centro de Saúde para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e para aumentar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

O presidente da câmara municipal, Paulo Pereira, recebeu nas novas instalações do Centro de Saúde o diretor executivo do Serviço nacional de Saúde (SNS), António Gandra d'Almeida e o presidente do conselho de administração da ULTS Henrique Capelas.

Ambas as entidades dirigiram-se a Baião para a assinatura do protocolo com a CM Baião para a consulta de especialidade de urologia e para o descerrar da placa de inauguração da obra de requalificação, aproveitando para visitar as novas instalações da sede da Unidade de Saúde Familiar.

Paulo Pereira usou da palavra para salientar que este "é um dia muito feliz, enquanto cidadão e autarca", sendo que este projeto de requalificação já era um objetivo da autarquia há vários anos e para muitos já teriam sido classificadas como "mais uma das obras impossíveis", do concelho.

O presidente da câmara demonstrou-se satisfeito com o cumprir desta promessa à população de Baião, referindo-se não só à conclusão desta empreitada mas também pela abertura da nova USF e da especialidade de urologia, que vão "ajudar a dar melhores respostas aos nossos cidadãos".

O autarca acrescenta que "em breve talvez possa haver boas notícias", mencionando o retorno do de funcionamento da Unidade Móvel de Saúde do concelho mais um equipamento que vai trazer "mais e melhores respostas de saúde para os nossos utentes".

A nova Unidade de Saúde Familiar foi um dos pontos principais abordados por Paulo Pereira, que assegurou aos munícipes que a introdução deste serviço vai ajudar a combater " a falta de médicos de família", na região, uma solução bastante requisitada pela população.

O diretor executivo do SNS, António Gandra d'Almeida, sublinhou que esta obra "representa um marco significativo na melhoria das condições de atendimento e para a prestação dos cuidados de saúde no concelho, com impacto direto na qualidade de vida da sua população e de todos que trabalham cá".

O responsável do SNS frisou que "estruturas como esta são a base da nossa estratégia para aproximar os cuidados de saúde das comunidades, promovendo o acesso equitativo e de qualidade para todo o território. Os cuidados de saúde primários desempenham um papel central no Serviço Nacional de Saúde".

O diretor do SNS reforça que esta "extensão dos serviços de saúde em Santa Maria de Zézere não se traduz apenas num edifício renovado. É um símbolo do compromisso do SNS com a saúde das populações e a sustentabilidade".

António Gandra d'Almeida concluiu por dizer "que este espaço renovado continue a ser um pilar de apoio, conforto e confiança de que todos necessitam. E que possamos, juntos, continuar a trabalhar para um Serviço Nacional de Saúde mais próximo, mais eficiente e mais justo, acessível a todos que o dele necessita".

Henrique Capelas, o presidente do conselho de administração da ULTS, referiu durante o seu discurso que "mais importante que um edifício é juntar uma equipa, porque são os profissionais, médicos, enfermeiros, e técnicos diagnósticos que fazem uma verdadeira ULS".

O membro da ULTS deixou claro que "é com unidades deste género que nós conseguimos chegar mais próximo do cidadão". No entanto, Henrique Capelas chama à atenção que as ULS "só poderão ter importância no terreno se tiverem o apoio das câmaras municipais. E não só. Apoio dos municípios, apoio das instituições sociais, apoio das instituições de educação, apoio das instituições desportivas".

E este aparenta ser o caso em Baião visto que o presidente do conselho da administração agradeceu ao presidente do município "por todo o apoio, por toda a colaboração que têm dado, porque efetivamente, para tratar da saúde de proximidade dos nossos cidadãos, não podemos fazer sem o apoio dos municípios".

A cerimónia desta manhã, oficializou, para além da abertura do Centro de Saúde de Santa Maria do Zêzere, a assinatura do auto de consignação para a requalificação das Extensões de Saúde de Gestaçô e Teixeira, mais um reforço do Município de Baião no que toca à saúde dos seus habitantes.