O “Compromissómetro” ferramenta “que possibilita aos munícipes um acompanhamento, em tempo real, da execução das diversas medidas e ações que foram propostas em Programa Eleitoral”, já se encontra disponível no site oficial da  Câmara Municipal de Baião.

Esta ferramenta apresenta também ações, medidas ou obras que não constem no programa eleitoral, mas que surgirem no decorrer do mandato e sejam “identificadas pela autarquia como concorrendo para o interesse público”, comunicou a autarquia.

No site, será possível visualizar o progresso em que as diferentes ações se encontram, sendo que a verde estão marcadas aquelas que já se realizaram, a amarelo as que se encontram em realização e a cinzento as que ainda faltam realizar. 

O “Compromissómetro 2021 – 2025” irá receber atualizações regularmente, estando estas divididas em nove temáticas: o ambiente urbano; o bem-estar animal; a democracia mais participativa, relação com associativos e agentes locais de desenvolvimento; economia e investimento; educação, juventude e desporto; modernização administrativa e desburocratização; património e cultura; recursos do território, florestas e biodiversidade; saúde, apoio sénior, empreendedorismo e inovação social.

É também possível consultar as intervenções em todas as freguesias do concelho de Baião realizadas por Contratos Interadministrativos, Empreitadas, Administração Direta ou pelas Juntas de Freguesia.

Para Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião e mentor desta iniciativa que já tinha sido implementada no mandato anterior, “importa honrar os compromissos” e “importa a informação, a transparência, o rigor, a proximidade, indicadores de respeito pelos cidadãos.”.

O autarca reconheceu ainda a “importância de informar os baionenses sobre a evolução dos processos de execução das várias medidas apresentadas” no Programa Eleitoral “de forma simples, com transparência e rigor”.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.