A Câmara Municipal de Baião aprovou, em reunião ordinária no dia 27 de novembro, por unanimidade, as ‘Grandes Opções do Plano e Orçamento’ do próximo ano, cujo valor de 28.695.530,73 euros é, até à data, o maior orçamento “de sempre da história do concelho”, salienta o município.
A aprovação deste orçamento fica também marcada por ser a primeira vez que uma decisão é aprovada “sem votos contra neste mandato”, acrescenta a autarquia.
O presidente da câmara, Paulo Pereira, assegura que este é um orçamento “rigoroso, que cumpre, articulado com as entidades com as quais o município se relaciona”. O autarca adiciona que a aprovação deste plano marca “o último de um ciclo de quatro anos, consolida e reforça uma imagem de confiança que os baionenses veem em nós, porque sabem que cumprimos sempre aquilo com que nos comprometemos”.
Assim, com este plano o município pretende assumir uma visão estratégica abrangente, enquanto cumpre “um compromisso inequívoco com o futuro de Baião, garantindo investimento sustentado, coesão social e desenvolvimento económico, com foco na sustentabilidade e no bem-estar da população”.
As ‘Grandes Opções do Plano para 2025’ vão privilegiar estar focadas nas oportunidades proporcionadas pelos fundos comunitários do PT2030 e que privilegiam ainda a: sustentabilidade e valorização territorial; as novas competências no âmbito da descentralização; medidas fiscais e de apoio social; reforço do investimento na educação e saúde; consolidação das apostas na Cultura, turismo e desporto; entre
outras áreas consideradas fulcrais para o desenvolvimento de Baião.
“O documento mantém-se em aberto em função de novas oportunidades de financiamento nacional ou europeu que venham a surgir, para que não percamos um único euro que venha a estar disponível, nem que para isso tenhamos que recorrer ao BEI ou à Banca para assegurar a contrapartida nacional”, referiu Paulo Pereira.
O plano, aprovado na reunião camarária sem votos contra, com votos a favor dos cinco vereadores do PS e a abstenção das duas vereadoras do PSD será submetido à apreciação e votação na próxima Assembleia Municipal que se realizará no dia 7 de dezembro.