A Câmara Municipal de Baião disponibiliza à população serviços gratuitos de recolha de Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s) provenientes de pequenas reparações domésticas e de monstros domésticos.
Relativamente aos Resíduos de Construção e Demolição, indica que disponibiliza, "gratuitamente, aos munícipes um saco com capacidade de um metro cúbico, cuja cedência é válida por um período de dois meses. Posteriormente, o saco deverá ser colocado em local de fácil acesso à viatura de recolha (camião grua)", frisa.
Os sacos vazios podem ser levantados nas juntas de freguesia ou nos Postos de Atendimento ao Munícipe de Santa Marinha do Zêzere e Ancede.
Nos sacos, apenas devem ser depositados resíduos como betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos produzidos em obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia. Quando cheios, o munícipe deve contactar a autarquia (255 540 500, [email protected], ou presencialmente nos serviços de atendimento ao munícipe), para solicitar a recolha.

A Câmara Municipal de Baião procede, também, à recolha de 'monstros domésticos', de forma gratuita: eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, móveis e sofás velhos, colchões e outros resíduos que, dadas as suas caraterísticas ou volume, não podem ser depositados nos ecopontos, nem no contentor para o lixo indiferenciado.
A recolha é efetuada em dia e hora a acordar entre os serviços da autarquia e o munícipe e o serviço é gratuito, desde que não superior a 1100L diários. De acordo com informação disponibilizada, compete "aos munícipes transportar e acondicionar os resíduos volumosos para um local acessível à viatura de recolha e segundo as instruções dos serviços da autarquia".
Para usufruir deste serviço, os munícipes devem efetuar uma solicitação ao município por escrito, através do e-mail [email protected], por telefone (255540500), ou pessoalmente.