voluntariado jovem
Publicidade

A Câmara Municipal de Baião vai promover em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, entre 18 de julho e 14 de setembro.

Este programa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e tem como objetivo “promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados”, indica o município em comunicado.

Os jovens vão poder contribuir para a preservação dos ecossistemas do concelho através da recolha de lixo acumulado no percurso que fazem até chegarem ao ponto de vigia que lhes está definido.

Estes objetivos são colocados em prática pelo município através do programa “Patrulha Baião”, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.

No projeto “Patrulha Baião” os voluntários intervêm na sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da distribuição de panfletos; Inventariação de áreas necessitadas de limpeza; vigilância fixa em postos de vigia, definidos pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios; vigilância a pé partindo dos postos de vigia e recolha de lixo.

Cada turno envolve 10 jovens, com a duração mínima de 15 dias, cinco horas diárias, das 14h00 às 19h00 horas, decorrendo todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Durante o período de voluntariado estão disponíveis quatro turnos:

• 1º –18 de julho a 1 de agosto

• 2º – 02 a 16 de agosto

• 3º – 17  a 31 de agosto

• 4º – 01 a 14 de setembro

Os voluntários vão receber uma formação com data ainda a definir. As inscrições não têm custo associado e têm de ser realizadas individualmente até cinco dias antes do início do projeto na Plataforma do IPDJ.

Após a inscrição, e seleção, cada jovem voluntário receberá uma bolsa no valor de 180 euros.

cartaz patrulha