O município de Amarante vai inaugurar as decorações e iluminações de Natal este sábado, dia 26 de novembro.

A inauguração vai decorrer pelas 18h30, com um espetáculo de pirotecnia e uma apresentação de teatro infantil na Alameda Teixeira de Pascoaes, “Sofia e a Magia de Acreditar”.

A árvore de Natal na Alameda Teixeira de Pascoaes, por exemplo, tem passagem interior e vai estar decorada com efeito neve cintilante sobre montanha estilizada e tem bolas natalícias 3D no interior. Já o túnel de luz na Ponte de São Gonçalo vai ser coreografado com música, o que permite a animação das formas, informa um comunicado do município.

Até 10 de janeiro, mais de 250 mil leds vão iluminar o centro de Amarante e Vila Meã. Às árvores artificiais de 25 e 10 metros de altura em Amarante e de 10 metros em Vila Meã, juntam-se as iluminações em árvores naturais no Parque Florestal e junto ao Tribunal.

Face à crise energética, a autarquia informa que vai ser encurtado o período de ligação das iluminações e vai ser utilizada apenas tecnologia LED nas decorações de Natal, resultando numa “significativa poupança, mantendo o espírito natalício e o contributo para a animação de rua como forma de promover o comércio tradicional”.

Além disso, durante a quadra natalícia, a programação cultural e lúdica vai ser dedicada a toda a família com várias atividades de acesso gratuito, mas de inscrição obrigatória no site do MMASC. No dia 17 de dezembro, vai decorrer o tradicional Concerto de Natal da Orquestra do Norte, pelas 22h00, na Igreja de São Gonçalo, onde o ensemble vai estar acompanhado pela soprano Sara Braga Simões. O Concerto de Ano Novo vai acontecer no dia 1 de janeiro, em local a anunciar.

Até 9 de janeiro, a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e o Polo de Vila Meã recebem uma mostra e venda de Presépios, com cerca de 300 exemplares, criados por Conceição Messias, Eduardo & Jesus Pias, Emília Messias, Irene Salgueiro & António Salgueiro, Joaquim Messias, João Gonçalves Ferreira, Júlia Côta e Prazeres Côta, Laurinada Pias, Nelson Oliveira e Rosália Abreu.

No dia 11 de dezembro, a Primeira Pedra – Associação Artística e Cultural vai apresentar teatro para bebés (0 aos quatro anos). Com sessões às 15h00 e às 16h00, “A rena de mil cores” pretende explorar as emoções através de sensações e do contacto com outras crianças.

A 17 de dezembro, a última edição do SAB’Arte de 2022 tem como tema “Nas asas de um Anjo… Teixeira de Pascoaes”. Entre as 10h00 e as 11h30, as crianças com idades entre os seis e os 12 anos são convidadas a visitar a casa onde nasceu Teixeira de Pascoaes e a exposição “MUSE”, na sala de exposições temporárias. Depois das visitas, as crianças vão preparar e decorar um anjo.

De 21 e a 29 de dezembro, o ateliê “Natal com Agustina” propõe três atividade distintas, das 09h00 às 12h30, e das 14h00 às 17h00, para crianças com idades entre os seis e os 12 anos. “Palavras ao vento… no jardim”, de 21 a 23, vai dar a conhecer às crianças, através de uma visita guiada, as exposições “Feminino, uma história ficcionada” e “a super-menina: espassos, letras e livros”, onde se reconhece a criatividade aliada à figura de Agustina.

Nos dias 26 e 27, Torcato Bessa vai ajudar a “Descobrir o mundo de Agustina… entre livros”, em local a anunciar.

A 28 e 29 de dezembro, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Polo de Vila Meã, os participantes vão fazer uma visita guiada à exposição “O rosto do pensamento” de Agostinho Santos.